Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
784 mil horas no supercomputador mais poderoso
2019/07/17

Investigadores do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, conseguiram 784 mil horas de tempo de CPU no supercomputador mais poderoso da Península Ibérica e um dos mais potentes do mundo – o Mare Nostrum, atribuídas pela Rede Espanhola de Supercomputação (RES) através da candidatura “Modelação da síntese de materiais de sílica com um novo modelo reativo baseado numa aproximação do tipo grão-grosso”.

A proposta foi submetida por José R. B. Gomes, investigador deste Laboratório com a participação dos investigadores André Carvalho, Germán Pérez-Sánchez, José Daniel Gouveia e Sérgio Santos.
Os investigadores José Daniel Gouveia e José R. B. Gomes integram a equipa de uma outra proposta bem-sucedida à RES, intitulada “Mecanismo de dissociação da água em materiais 2D do tipo MXeno derivados de carbonetos de metais de transição” à qual foi concedida um total de 692 mil horas de tempo de CPU no Mare Nostrum.

INFO UA
Esta proposta segue-se a uma outra candidatura bem-sucedida à chamada de projetos de Investigação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico (IC & DT, 2017), financiada por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), através do programa operacional PORCentro, intitulada SILVIA: Modelação da síntese de materiais de sílica através de simulações computacionais multiescala, com referência CENTRO-01-0145-FEDER-31002.

O projeto SILVIA tem como objetivo principal a otimização de uma estratégia computacional para nortear a descoberta e desenho de novos materiais nanoporosos, utilizando os dados experimentais referentes à síntese de sílica mesoporosas periódicas (PMS) para a sua validação.

A equipa liderada por José R. B. Gomes planeou dezenas de simulações de dinâmica molecular (MD) clássica, empregando um formalismo do tipo grão-grosso e uma nova partícula de sílica reativa, que pretendem reproduzir em computador as condições laboratoriais utilizadas na síntese experimental de sílicas mesoporosas periódicas, com base em moldes de tensioativos catiónicos, abrindo, desta forma, o caminho para a otimização, em ambiente mais sustentável, das melhores condições experimentais para a síntese de materiais.

As duas propostas aprovadas pela RES integram atividades científicas alinhadas com os objetivos propostos para o Grupo 6 (http://www.ciceco.ua.pt/group6) do CICECO, com designação Simulação Computacional e Modelação Multi-escala, no período 2018-2022, onde se pretende realizar simulações quânticas, clássicas ou numéricas com vista à previsão, interpretação ou validação de propriedades de materiais inorgânicos, orgânicos ou híbridos.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind