Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
A alternativa ao plástico
2019/07/09

O FUR4Sustain é um projeto da Universidade de Aveiro, financiado pelo programa COST- Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia, ea investigadora Andreia Sousa, do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, lidera o consórcio que vai juntar 38 instituições de 21 países europeus para dar respostas mais ecológicas ao futuro do planeta, “elegendo os resíduos de biomassa como fonte renovável primordial, considerando o recente debate sobre os designados ‘plásticos’ e a poluição que têm gerado ao longo dos anos, em que a chamada ‘ilha de plástico’ do Pacífico é talvez a melhor ilustração do problema subjacente“.

FUR4Sustain é uma nova rede, a European network of FURan based chemicals and materials FOR a Sustainable development com o mote “unir esforços e planear melhor“e desenvolver plásticos sustentáveis com base em açucares.


Entre outros, do consórcio fazem parte Holanda, Alemanha, Grécia, Itália, Finlândia, Áustria, Dinamarca, Bulgária, China e a Tunísia.
Em concreto, segundo comunicado do CICECO trata-se de um projeto“ para o estabelecimento de uma super-rede internacional de peritos em diversos aspectos da cadeia de valor dos polímeros furânicos.

É de salientar o caráter intersetorial desta rede que pretende promover cooperação entre a indústria e a investigação e da qual fazem parte nove empresas internacionais. O projeto da UA é um dos três agora financiados pelo quadro Europeu de Ações COST que envolvem instituições portuguesas, mas será o primeiro a ser liderado pelo laboratório associado CICECO.

Os especialistas irão considerar a matéria prima que está na sua base dos polímeros furânicos, “elegendo os resíduos de biomassa como fonte renovável primordial; quer o modo como são produzidos (sendo a química verde a palavra de ordem) e não esquecendo o final de vida desses polímeros considerando aspectos como reciclagem ou biodegradação. Os aspectos de mercado, marketing e puramente financeiros serão também considerados numa perspectiva lab-to-industry-to-market“.

A rede irá permitir desenvolver uma série de atividades de consolidação de parcerias, tais como intercâmbios internacionais de investigadores, conferências e seminários. Simultaneamente estão previstas várias escolas de verão e atividades mais abrangentes de sensibilização para a temática dos plásticos.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind