Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Ribau sob críticas, autarca não admite erro
2019/06/22

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, foi pressionado esta sexta-feira à noite, na Assembleia Municipal, pelos partidos da oposição, a admitir que tivesse cometido um erro no contrato assumido com a empresa Veolia para a recolha de lixo, que obrigou este mês a uma adenda correspondente a um pagamento adicional de 486 423, 59 euros, mas o líder da maioria PSD-CDS reafirmou que há mais lixo para recolher devido ao aumento de turistas.

O contrato com a Veolia foi assinado em Outubro de 2018 e o crescimento de turistas é relativamente recente. Aliás, segundo Ribau Esteves, o número de turistas “decresceu entre 2008 e 2014, teve um aumento de 2 por cento em 2015 e agora cresce 15 a 20 por cento ao ano“.

Por isso, conclui, não foi um erro de gestão. Mas, para Rita Batista, “soa a desculpa de mau gestor, não há um crescimento desde Outubro de 2018…“ e Filipe Guerra, do PCP, disse que “houve um erro“ e Fernando Nogueira, do PS, ainda desafiou: “tenha a ombridade de reconhecer que erra“. Na mesma bancada, Francisco Picado perguntou se a VEOLIA não cumpriu o contrato. Para Ribau Esteves, as declarações são “um absurdo“, uma vez que a adenda corresponde a mais 5 por cento o que considera ser um valor reduzido, é “um ajustamento“, disse.

Para Jorge Greno, do CDS as intervenções da oposição “tentam trazer confusão, a poupança vai manter-se“e Filipe Thomaz do PSD disse que o aumento de turistas justifica a resposta dada pela Câmara.

Segundo a autarquia a mudança para a VEOLIA “permite uma poupança anual ao orçamento camarário face ao último contrato com a SUMA de cerca de 1.180.000 euros (agora reduzida em 65.000 euros).O serviço da Veolia custa à Câmara, desde finais do ano passado, 11.167.193,56 euros (+IVA) durante oito anos.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind