Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Lista das medalhas do 12 de Maio
2019/05/09

























A Câmara de Aveiro aprovou esta quinta-feira a lista com as “Distinções Honoríficas Municipais“ e entrega-as na sessão solene do Feriado Municipal deste domingo, 12 de maio, marcada para as 11.30h, nos Paços do Concelho.

Medalhas de Mérito Municipal em Prata
Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv)
e Comissão Vitivinícola da Bairrada/Região Demarcada da Bairrada

Medalhas de Mérito Municipal em Cobre
Xoan Viqueira
e Henk Van Twillert

Na Sessão Solene discursam os presidentes da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda, e da Câmara, Ribau Esteves, e “um representante dos condecorados, em representação das instituições e personalidades distinguidas“.

Argumentos
40 anos de vida da AAUAv
“A distinção com a Medalha de Mérito Municipal em Prata acontece no ano em que a AAUAv comemora o 40º aniversário da sua ação de mobilização da comunidade estudantil, para a participação em eventos âncora da vida académica.
A Câmara considera que a AAUAv tem sido um importante agente para a ampliação do bom nome de Aveiro no mundo, acrescentando aos estudantes um inestimável sentimento de pertença e afetividade para com o Município e a Região.
A AAUAv é um exemplo de democraticidade, independência e representatividade, desenvolvendo um trabalho notável com grande sentido de missão em prol da Academia, abrangendo as áreas da Cultura, Ação Social, Desporto e Política Estudantil, de que é exemplo o GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro“.

Comissão Vitivinícola da Bairrada, vitalidade e promoção da Região de Aveiro
“A Comissão Vitivinícola da Bairrada comemora este ano 40 anos de vida, sendo uma entidade que representa a forte produção vitivinícola, a economia, a história e a cultura do Município e da Região de Aveiro, dando um forte contributo para a sua afirmação nacional e internacional, e integrando o Município de Aveiro, na área geográfica de Nariz.
A Câmara está determinada em reforçar o seu papel ativo na estratégia de crescimento e afirmação da Região Vinícola da Bairrada, com a promoção dos seus vinhos e espumantes, através de vários meios.
Atualmente, entre as várias atividades que o Município realiza, destaca-se a promoção da Região Demarcada da Bairrada através do Aveiro D’Honra, servido em diversos eventos do Município (Ovos-Moles e espumante da Bairrada). Futuramente, com a nova vida que terá o edifício da Antiga Estação da CP, os vinhos e espumantes da Bairrada terão também presença de destaque ao nível da promoção da Cidade, do Município e da Região (além dos Ovos Moles e do Sal) “.

Ano de Bienal com homenagem ao primeiro vencedor
“Xohan Viqueira é uma das maiores referências mundiais na arte da Cerâmica, tendo vencido em 1989 a primeira edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que comemora este ano 30 anos de existência, sendo já um evento de referência na programação cultural do Município.
O artista tem sido um dos principais responsáveis pelo crescimento do evento – que este ano atingirá um novo recorde de trabalhos internacionais expostos (17 nacionalidades) –, desempenhando um papel de verdadeiro embaixador do evento, de Aveiro e da própria tradição cerâmica da Região, dando um contributo objetivo para a dimensão europeia da nossa cultura, a que vamos dar mais força com a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027“.

A Música em Aveiro e Aveiro na Europa
“Henk van Twillert tem desenvolvido um trabalho de referência no panorama musical nacional, europeu e mundial, sendo reconhecido pela Câmara com a Medalha de Mérito Municipal, grau Cobre.
Com uma forte ligação à área dos instrumentos de sopro da família do saxofone, com particular destaque na formação dos mais jovens, Henk van Twillert distingue-se, ao longo da sua vida pelos bons e francos serviços que tem prestado à cidade de Aveiro, promovendo a cultura musical e fomentando a união entre os cidadãos, dando exemplo maior de sentido comunitário, com colaborações solidárias com o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz e a Mordomia de São Gonçalinho.
No ano em que assinala os seus 60 anos de vida, 40 anos de carreira e 30 anos em Portugal, Henk é um dos fortes embaixadores e agentes percursores da dimensão europeia da nossa cultura“.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind