Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Start up de salmão instala-se em Ílhavo
2019/05/04

A startup Nord Portugal é a nova empresa instalada na Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo para o desenvolvimento da produção offshore de salmão. O contrato de incubação foi assinado esta sexta-feira pela Câmara de Ílhavo e a Nord Portugal.

A empresa norueguesa que desenvolve projectos nas indústria marinha e aquacultura colocou já a primeira jaula (e sistemas tecnológicos de apoio) para a produção de salmão em mar aberto a cerca de 11 milhas náuticas a sudoeste de Aveiro para avaliar os parâmetros biológicos de crescimento do salmão nas águas nacionais.

Segundo comunicado da autarquia de Ílhavo, para este projeto foram já licenciados, para fases distintas e sequenciais, 250.000 m2 no mar no âmbito do Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo e em licença atribuída a um dos mais importantes grupos empresariais portugueses da área da distribuição alimentar. Ou seja, o grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce e Recheio, que tem investido na produção em aquacultura, de robalo e dourada, para abastecer as suas superfícies comerciais.
A Seaculture (subsidiária da Jerónimo Martins Agro-Alimentar) e a NORD estão juntas neste projecto.

A Nord Portugal pretende também desenvolver tecnologias e sistemas de produção proprietários e inovadores, adaptados às condições do mar português, estando a realizar o primeiro projeto piloto a cerca de 15 km ao largo da costa.

A Nord Portugal tem já parcerias ativas com outras entidades, como o ECOMARE - Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, localizado na Gafanha da Nazaré, onde está centrado o desenvolvimento e a investigação relacionados com o processo de crescimento e adaptação dos salmões que, posteriormente, irão desenvolver-se nas jaulas, em mar aberto.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind