Sábado, 27 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Candidatura prepara estrada Aveiro-Ílhavo
2019/04/27

Está em preparação uma candidatura aos próximos fundos comunitários do Portugal2030, pelas câmaras municipais de Aveiro e Ílhavo, para a construção do nó viário de ligação da Via Panorâmica de Aveiro e da 4ª Fase da Via de Cintura Poente a Ílhavo, com acessibilidade ao Parque de Ciência e Inovação.

Esta obra está incluída no protocolo de cooperação assinado pelos presidentes das duas autarquias assinado esta sexta-feira. Um protocolo “induzido” pela Maratona da Europa Aveiro deste domingo a que se acrescenta a “preparação de projetos conjuntos para o próximo Quadro Comunitário Portugal2030”.

As duas câmaras querem “ganhar escala significativa que permita conquistar fundos para a sua concretização, valorizando os dois municípios e com melhores benefícios práticos para os cidadãos”.

O presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, diz em comunicado que “isto deve ser tratado de forma clara, transparente, sem preconceitos e receios de "fantasmas histórico-culturais" que não estão, de todo, presentes neste contexto». Aliás, é um protocolo “dentro do que é normal, em qualquer parte do país, entre municípios geograficamente vizinhos ou que têm identidades comuns”.

As duas querem partilhar objetivos no planeamento do território, roteiros turísticos; marketing territorial em “três as áreas específicas”.

Três as áreas específicas”
Acessibilidades Via Panorâmica de Aveiro e da 4ª Fase da Via de Cintura Poente a Ílhavo, cuidando em especial da acessibilidade ao Parque da Ciência e Inovação (PCI); Estudos e Projetos das ligações rodoviárias (qualificação), ferroviária (estudo da utilização por passageiros) e marítima, ao Porto de Aveiro; Gestão dos acessos rodoviários ao(s) cais do Ferry Boat e das Lanchas de ligação entre o Forte da Barra e São Jacinto;
Promoção Turística Desenvolvimento de Roteiros Turísticos partilhados entre Aveiro e Ílhavo, nomeadamente na área dos Museus e das Praias Marítimas, da Cultura, da Arte Nova e da Cerâmica, da Gastronomia, das rotas urbanas, entre outras; Realização de ações conjuntas de promoção turística do Município de Aveiro e de Ílhavo;
Património e Cultura A Câmara Municipal de Aveiro procederá ao depósito do seu espólio documental dos Estaleiros Navais de São Jacinto no Centro de Investigação e Estudos do Mar de Ílhavo (CIEMar), promovendo a Autarquia Ilhavense aos trabalhos de preservação, investigação e divulgação, no quadro das suas atividades, com a devida interligação ao Museu Marítimo de Ílhavo; Desenvolvimento de ações conjuntas de promoção dos valores do Mar e do Porto de Aveiro, nomeadamente os que respeitam à Pesca do Bacalhau, à Cultura do Mar e à história e desenvolvimento do Porto de Aveiro, cuidando da boa ligação à Marinha Portuguesa e a outras entidades relevantes; Desenvolvimento de ações de cooperação e promoção entre os Museus de Aveiro e os Museus de Ílhavo.

A Câmara de Aveiro é coorganizadora com a Global Sport e a Associação de Atletismo de Aveiro e a de Ílhavo é parceiro institucional.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind