Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Exercício CASCADE’19 também em Aveiro
2019/04/23

O CASCADE’19 é um exercício europeu de proteção civil, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Direção-Geral da Autoridade Marítima,que se realizará em Portugal, Aveiro incluído, entre 28 de maio e 1 de junho. A Conferência Final de Planeamento está marcada para esta terça-feira às 14.30h, no Auditório do Museu Marítimo, em Ílhavo, com a participação de dezenas de entidades nacionais e estrangeiras.

A organização adianta que o exercício quer testar e treinar “a resposta a situações de emergência múltipla” como sismos, cheias, acidentes químicos, rutura de barragens e outras estruturas, acidentes rodoviários e ferroviários, incêndios urbanos e poluição marítima.

Além de Aveiro realiza-se em Évora, Lisboa e Setúbal em “mais de 60 cenários distintos”, com a participação de 600 operacionais de Portugal, Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França para treinar uma resposta internacional.

O cenário será de “precipitação muito intensa no distrito de Aveiro e um evento sísmico que afeta os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal”.

INFO ORG
As diferentes Agentes de Proteção Civil, nacionais e internacionais, irão atuar segundo os protocolos operacionais fixados como se de ocorrências reais se tratassem, desencadeando as ações de resposta necessárias à resolução dos incidentes planeados, pondo em prática e testando as suas diversas capacidades e valências, designadamente de emergência médica, de evacuação de populações, de busca e resgate em estruturas colapsadas, de apoio social, de organização de zonas de concentração e de suporte às populações. Será igualmente testada a importante componente de receção, integração e coordenação dos meios das equipas internacionais que, numa situação real, possam ser chamados a intervir no quadro de um pedido de assistência internacional.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind