Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
PCI – Um ano e 10 milhões de euros depois
2019/03/22

O Creative Science Park Aveiro Region – Parque de Ciência e Inovação comemora o primeiro aniversário na segunda-feira, dia 25 de março, e apresenta vários dados. A instalação da Incubadora de Empresas da UA - UA Incubator atingiu uma taxa de ocupação de 90%, 24 empresas incubadas, nove em desenvolvimento empresarial e oito ideias de negócio, envolvendo 150 pessoas e um volume de negócios de cerca 10 milhões de euros.

Neste ano de funcionamento foram instalados centros de inovação de empresas e desenvolvidos projetos de investigação nos dois edifícios dos Laboratórios de Uso Comum (das TICE e dos Materiais e Agroindustrial) com 200 pessoas de 24 entidades, foi instalado um centro de inovação da empresa de telecomunicações japonesa Hitachi e desenvolvido um projeto de Investigação entre a UA, a Navigator e o Raiz. A taxa de ocupação ronda os 80%.

Estão também em curso projetos de investigação e inovação com empresas e alunos de Design do Departamento de Comunicação e Arte da UA, no espaço dedicado à Design Factory, com oito empresas, 32 projetos e cerca de cem alunos em 110 atividades (e.g. visitas, workshops, encontros empresariais) envolvendo cerca de 4.000 pessoas.

O PCI contempla ainda uma grande zona de acolhimento de empresas e startups projetada para atrair e fixar empreendedores de talento e de visão interessados em desenvolver negócios relacionados com a criação de produtos e serviços altamente qualificados e inovadores nas áreas de referência do PCI.

Segundo comunicado, o PCI teve nesta primeira fase um investimento de, aproximadamente, 18M€ e um financiamento de 85% dividido entre os programas MaisCentro e Centro 2020.

Criado com o objetivo de reforçar o envolvimento colaborativo do sistema científico, da região e do tecido empresarial, o Parque conta já com 80 entidades instaladas ou em fase de instalação, movimentando todos os dias cerca de 400 pessoas.

O PCI é um “instrumento qualificado de execução de prioridades políticas nacionais, nomeadamente dos polos tecnológicos das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, da Energia e do Agroindustrial, além do Cluster do Habitat e do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, entre outros“.

Da composição accionista fazem parte a Universidade de Aveiro, autarquias, empresas e financeiras.

Para além do Ministro Adjunto e da Economia, a cerimónia contará com as intervenções de Fernando Caçoilo (Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo), Ana Abrunhosa (Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro-CCDRC), Ribau Esteves (Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro-CIRA) e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind