Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Quando os filhos educam os pais
2019/03/18

Alexandra Monteiro, investigadora do Departamento de Ambiente e Ordenamento e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, diz num artigo de opinião publicado no site da UA que “os estudantes estão a ensinar os pais“, demonstrando isso na recente manifestação em vários países em defesa do ambiente, a 15 deste mês. Pergunta no texto: “Que justificações temos para deixarmos tanta coisa acontecer e pôr em risco a vida no planeta Terra tal como o conhecíamos? “.

“Deviam ter sido os pais a dizer o que não está certo, a escrever as mensagens de aviso, a dizer que não-é-assim-que-se-faz. Mas não foram, desta vez foram os filhos. E a seguir a dizer que não-é-assim-que-se-faz, a educação pelo exemplo, quem o vai fazer? Também aqui deveriam ser os pais... “, escreve.

“A educação é um assunto complexo, mas é universalmente aceite que são os pais que devem guiar, ensinar, cuidar e proteger os filhos. O dia 15 de março mostrou que nem sempre é assim“, no dia que mobilizou estudantes em vários países que aderiram ao movimento global "SchoolStrike4Climate".

Escreve ainda que “temos a inteligência para fazer estes estudos, temos estudos que explicam tal facto, temos registos e evidências da subida da temperatura, das concentrações de CO2, da poluição no ar, na água e nos solos, o que falta mais? Talvez fosse este pedido dos mais novos que estava a faltar... “.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind