Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Três «salas limpas» para investigação de ponta
2019/03/06

Foram inauguradas esta quarta-feira as "salas limpas" no Complexo Interdisciplinar de Ciências Física - edifício CICFANO, uma infraestrutura inovadora na Universidade de Aveiro cujo funcionamento permitirá desenvolver trabalho de investigação em ambiente limpo e controlado em termos de temperatura, humidade e número de partículas presentes no ar.

Em pleno funcionamento esta infraestrutura irá prestar um importante contributo para a investigação e desenvolvimento de ponta que se realiza no laboratório associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelaçao e Nanofabricação e no Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos - CICECO, anunciou a UA esta segunda-feira.

Na inauguração das salas limpas participaram Artur Silva, Vice-Reitor, João Miguel Dias, diretor do Departamento de Física, João Rocha, diretor do CICECO, e João Veloso, diretor do I3N.

INFO UA
Conta já com um equipamento de deposição de filmes finos por feixe de eletrões (e-Beam) em operação e brevemente serão instalados equipamentos de litografia laser com verificação e alinhamento ótico e deposição por spin-coating e dip-coating.

Esta infraestrutura é composta por três salas ISO 6 (Classe 1000) com cerca de 50 metros quadrados de área total, e uma sala e um corredor ISO 7 (Classe 10000) com 60 e 80 metros quadrados, respetivamente. Está equipada com sistema de controlo de acessos e de vídeo vigilância (CCTV), que garante a segurança dos utilizadores e das instalações.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind