Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Novo material biodegradável conserva alimentos
2019/02/14

Investigadores do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro está a desenvolver um novo tipo de pelicula bioplástica capaz de conduzir eletricidade para embalagem e conservação de alimentos, e eventual aplicação médica, segundo comunicado da Universidade de Aveiro.

Segundo as investigadoras do CICECO, Paula Ferreira e Cláudia Nunes, que acompanham a aluna de doutoramento Ana Barra, "ainda há muito trabalho a ser feito, por exemplo, falta determinar o valor de condutividade elétrica do material necessária para cada tipo de alimento; saber quais as caraterísticas ótimas dos alimentos para o efeito pretendido e durante quando tempo se mantém a ausência de microrganismos vivos dentro da embalagem".

A película tem interesse para indústria alimentar e "perspetiva-se a aplicação na medicina, em emplastros embebidos com substâncias terapêuticas que, sob efeito de impulsos elétricos, libertam essas substâncias para o organismo em tratamento".

INFO UA
Este material deve ser amigo do ambiente e permitir a eliminação, a baixa temperatura, dos microrganismos presentes nos alimentos, mantendo as caraterísticas originais destes - como o sabor, a textura e as propriedades nutritivas -, conservando os alimentos de forma duradoura.
O ponto de partida é a quitosana, um polímero biodegradável extraído da casca de camarão, já conhecido na indústria farmacêutica e alimentar como suplemento diatético e espessante. Para conferir condutividade elétrica à quitosana, juntam-se partículas de carbono produzidas por uma nova metodologia, amiga do ambiente e compatível com os alimentos. Aos alimentos embalados com esta película é, depois, aplicado um campo elétrico de microssegundos que inibe os microrganismos.

Os investigadores do CICECO e a Universidade de Aveiro lideram o projeto BIOFOODPACK, uma parceria que também inclui a Sonae, a Energy Pulse Systems, a MKF-Ergis e instituições académicas (Universidade do Minho, Wroclaw University of Science and Technology e Cyprus University of Technology).

Em março será publicado um artigo sobre a preparação desta película no periódico científico “Composites Science and Technology”.

O artigo “Eco-friendly preparation of electrically condutive chitosan-reduced graphene oxide flexible bionanocomposites for food packaging and biological applications”, publicado no número de março de 2019 do periódico “Composites Science and Technology”, diz respeito apenas à preparação da película e pode ser consultado através do link:https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0266353818328380?dgcid=coauthor .

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind