Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Revelação de segredos musicais da Universidade
2019/01/10

A Universidade de Aveiro mostra os bastidores da gravação musical e cénica "do que é considerado o primeiro fonofilme de realização portuguesa “A Severa”, de Leitão de Barros (1931), dedicado à hipotética biografia de uma figura central da história do fado em Portugal - Maria Severa Onofriana". A revelação será feita durante a comemoração do aniversário da Livraria Lello que, este domingo,"desvenda segredos musicais guardados na Universidade".

Com peças do acervo do compositor e maestro Frederico de Freitas (1902-1980), entre integra partituras, discos, fotografias, e outros documentos originais, "destaca-se a importância do filme na construção de um reportório que se emancipou do compositor, Frederico de Freitas, e que foi apropriado como património cultural e de memória, no quadro da música popular portuguesa".

Organizadas pela UA, as mostras “Porto 1900: as primeiras expedições de gravação em Portugal” e “A Severa Que Vocês Não Viram” são inauguradas este domingo nas comemorações da livraria Lello, que festeja o 113º aniversário sob o signo do Fado.

As duas mostras vão desvendar pela primeira vez ao grande público peças do espólio da Academia associados à figura da Severa e a primeiros discos gravados na Invicta em 1900.

As mostras podem ser apreciadas até 28 de fevereiro na Livraria Lello, sendo que do programa das comemorações os festejos de aniversário faz parte uma mesa redonda sobre “O Porto, o Fado e outras Músicas”, um encontro organizado pela UA com as participações de Rui Vieira Nery, a etnomusicóloga e docente da UA, Maria do Rosário Pestana, o diretor da editora Tradisom José Moças e o divulgador musical e docente Jorge Castro Ribeiro.

“Poder divulgar o nosso acervo em parceria com a Livraria Lello, que nos enche o imaginário, quer pela sua beleza arquitetónica, mas acima de tudo pelo seu saber livreiro e pela sua importância na divulgação e preservação de cultura, é um motivo de enorme orgulho para a UA, que ao chegar ao seu quadragésimo quinto aniversário se associa a uma instituição centenária como a Livraria Lello”, segundo Alexandra Queirós, Vice-reitora para a Cultura e a Vida nos Campi.


Programa de aniversário da Lello 13 de Janeiro
Inauguração às 16h00 da mostra “A Severa que vocês não Viram”, patente até 28 de fevereiro. A aplicação “Severa de Bolso” possibilita a interação com esse universo e pela apresentação do cartaz original do filme, cedido pela Cinemateca Portuguesa.
Inauguração da mostra “Porto 1900: as primeiras expedições de gravação em Portugal”

"Berliners de 7’’ é a designação pela qual são conhecidos os discos de goma-laca que foram gravados no Porto, em 1900 por William Sinkler Darby, aquando da sua deslocação a Portugal para divulgar o gramofone de Emile Berliner, numa das primeiras expedições para gravação de discos de 78 r.p.m. de repertório português.

Sabe-se que pelo menos 29 destas gravações seriam de fado. Poucos são os exemplares que ainda existem. Nesta mostra, que está patente até 28 de fevereiro, apresentam-se quatro discos Berliner e outros discos que apresentam gravações seguintes efetuadas no Porto. Tratam-se de exemplares da Coleção José Moças, património da UA, que integram o acervo do Museu desta Universidade, sendo alvo de investigação e divulgação.

Como contraponto, a Livraria Lello acrescenta a esta mostra o último disco de fado lançado no Porto: O Fado da Livraria Lello. Com letra de Maria do Rosário Pedreira, e interpretação da fadista Patrícia Costa, também aluna do mestrado em Música da UA, foi apresentado a 27 de novembro de 2018.

Início às 16h30 da mesa redonda “O Porto, o Fado e outras Músicas”

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind