Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Começou o estudo para o quebra-mar na Vagueira
2018/12/14



















O estudo da viabilidade da construção de um quebramar destacado multifuncional em frente à Praia da Vagueira começou na passada segunda-feira para que "potencie o aumento do areal na praia e ainda permita melhorar as condições do mar para a prática do surf,body-board ou desportos análogos".

O estudo pretende conhecer a eficácia do quebramar na redução dos galgamentos na frente urbana e no contributo para a redução da erosão na praia invertendo, se possível, esta tendência.

Foi um encontro de especialistas em estudos da agitação marítima, correntes litorais, dinâmica sedimentar de zonas costeiras e hidráulica do surf, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e universidades de Aveiro e de Lisboa. Reuniram na Câmara Municipal de Vagos para darem início ao estudo contratado pela Agência Portuguesa do Ambiente que ficará pronto dentro de dois anos.

Os especialistas irão monitorizar a evolução dos fundos da praia e da zona marítima adjacente, fazer simulações em modelos matemáticos e físicos (à escala reduzida) dos fenómenos naturais com vista à "perceção da eficácia do quebramar, e a análise comparativa dos custos da obra e benefícios resultantes desta".

Os técnicos já estiveram na Praia da Vagueira e deram início à monitorização da "evolução do areal e de ocorrências de galgamentos sobre a defesa aderente" para a "recolha de dados mais exatos e detalhados sobre a variabilidade da praia e sobre as interações entre as ondas, as correntes, a variação do areal e as estruturas costeiras".

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind