Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Registar a frequência respiratória à distância
2018/11/06

Carolina Gouveia consegue registar a frequência respiratória sem necessidade de qualquer contacto físico com o corpo humano com o Bio-Radar que desenvolveu para ser usado, por exemplo, na monitorização de sinais vitais de pacientes acamados ou de condutores de veículos, análise de perturbações de sono, psicologia experimental ou até mesmo no auxilio de missões de salvamento no caso de catástrofes naturais.

Mas, além destas, há "inúmeras aplicações ", segundo Carolina Gouveia.

O Bio-Radar foi desenvolvido na sua tese de Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, que acabou por conquistar o 2º lugar na categoria de Mestrado do Fraunhofer Portugal Challenge 2018.

O registo da frequência respiratória humana é feito através de ondas rádio. É "eficaz, rápido e cómodo para doentes e médicos".

INFO - Bio-Radar
O protótipo do Bio-Radar, que a estudante desenvolveu durante o Mestrado, “permite captar estes sinais vitais de forma fiável, utilizando ondas de rádio para medir com grande acuidade a distância entre as antenas e a caixa torácica do paciente”.
O sistema é composto por um radar de onda continua, que gera digitalmente um sinal sinusoidal, modulado por uma portadora de 5.8 GHz. O sinal recebido é uma versão do sinal transmitido, modulado em fase pelo movimento do peito enquanto o paciente está a respirar.
“Uma vez que ao respirar se verifica um movimento periódico da caixa torácica, o radar é capaz de medir esta variação e determinar o período do ritmo respiratório. O protótipo desenvolvido faz esta medição em tempo real através de duas antenas desenhadas para o efeito e que permitem concentrar as ondas de rádio no peito do utilizador”, aponta Carolina Gouveia.

INFO - Fraunhofer Portugal Challenge
Criado em 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge é um concurso da autoria da Associação Fraunhofer Portugal Research, uma organização sem fins lucrativos, financiada pela alemã Fraunhofer-Gesellschaft, uma empresa de pesquisa que conta com 58 institutos espalhados por toda a Alemanha. As ideias a concurso têm de ser baseadas em teses de Mestrado ou Doutoramento e têm de contemplar uma vertente prática, ou seja, têm de ser orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind