Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aplicação da UA vencedora
2018/10/30

O Projeto EduPARK de duas investigadoras da Universidade de Aveiro (UA) venceu o ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning, do European Consortium of Innovative Universities (ECIU).

No dia 14 do próximo mês, o prémio será entregue durante uma reunião do Conselho de Administração do ECIU a Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, e Margarida M. Marques, bolseira de investigação do projeto, as duas investigadoras do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da UA, receberão a 14 de novembro na Universidade de Tecnologia de Hamburgo, Alemanha,

A equipa criou uma aplicação interativa com realidade aumentada - disponível para download, na Google PlayStore, gratuita para sistema operativo Android - que inclui quatro jogos didáticos, três dedicados a níveis de ensino do primeiro ciclo ao superior e um quarto direcionado para turistas (em português e inglês). É possível usar a aplicação em modo livre, explorando apenas os conteúdos em realidade aumentada.

Um grupo de 15 investigadores da UA, da Educação, Biologia e Informática, desenvolveu o projeto EduPARK - Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do COMPETE 2020.

São propostas estratégias "originais e atrativas de aprendizagem interdisciplinar que conjugam práticas educativas com dispositivos móveis", em espaços verdes, no Parque Infante D. Pedro de Aveiro.

Em maio deste ano, a candidatura do Projeto EduPARK foi selecionada pela Reitoria da Universidade de Aveiro para representar a Universidade no Team Award(https://www.eciu.org/the-eciu-team-award).

Segundo o júri do Team Award destacou o caráter interdisciplinar da equipa é constituída por vários peritos de diferentes disciplinas que trabalham em conjunto neste projeto, sendo multidisciplinar; inovadora "por integrar a Realidade Aumentada numa tecnologia do dia-a-dia, como osmartphone, uma ideia muito inovadora" e considerou um "bom exemplo de como um objeto do quotidiano também pode ser usado como ferramenta educativa e do que a ECIU pretende alcançar: desafiar o pensamento convencional acerca da educação".

O prémio tem como objetivo "promover, celebrar e divulgar projetos inovadores no ensino e aprendizagem desenvolvidos por grupos e/ou equipas interdisciplinares. O prémio é uma iniciativa dos membros do ECIU, que partilham um compromisso com a prática educacional de alta qualidade e desejam premiar e dar visibilidade a práticas exemplares que demonstram a inovação e que procuram a excelência pedagógica".

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind