2018/10/15 Desenhos, pinturas, fotos, pósteres e outro sem número de imagens e objetos expostos nas paredes das salas de aula podem perturbar a atenção e a memória das crianças e, por conseguinte, a aprendizagem na escola, segundo comunicado da Universidade de Aveiro.
O estudo de psicólogos Pedro Rodrigues e Josefa Pandeirada, do polo da Universidade de Aveiro (UA) do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), chegou a essa conclusão e o trabalho de investigação foi publicado no Journal of Experimental Child Psychology.
O trabalho envolveu 64 crianças de escolas do município de Aveiro com idades entre os 8 e os 12 anos.
Em geral, apontam os investigadores, o desempenho das crianças nas tarefas cognitivas foi significativamente melhor quando estas foram realizadas no ambiente de baixa carga visual (plataforma sem elementos visuais) do que no ambiente de alta carga visual (plataforma com as 24 imagens expostas). Em concreto, “as crianças tiveram melhor performance nas duas tarefas de memória e mais respostas corretas nas duas tarefas de atenção quando estavam expostas à plataforma livre de elementos distratores do que quando esta continha as imagens”. |