Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Arqueólogos estudam aldeia com 2 mil anos
2018/08/30

A Vereadora da Cultura Isabel Simões Pinto, da Câmara de Estarreja, diz que os vestígios agora encontrados nos trabalhos arqueológicos de uma aldeia com 2 mil anos vêm enriquecer o espólio já existente e permitir que ‘se conte mais um pouco da história’.

Artefactos encontrados requerem uma investigação rigorosa que pode demorar vários meses, entre vestígios "em material cerâmico e em pedra, essencialmente pesos de tear ou de suporte das coberturas das casas e, em especial, a grande coleção de contas de colar em pasta de vidro, que não eram produzidas no país, vinham nas rotas comerciais de importação do sul da Península ou do Norte de África, que se revelam importantes para perceber a relação que Salreu tinha com o resto da comunidade".

Segundo a arqueóloga Sara Almeida e Silva durante quatro semanas estiveram a tentar desvendar e perceber estruturas que tinham sido encontradas em campanhas anteriores, como por exemplo, os alicerces de uma cabana no setor A, a zona habitacional do povoado. “Os trabalhos que temos feito comprovaram que este espaço foi usado em diferentes fases e de formas distintas. E ainda o local de assentamento da porta e um piso de argila decorado”, afirma a investigadora.
A equipa foi ainda "surpreendida quando se debruçavam na forma como a muralha, que já havia sido identificada, tinha sido construída. “Além da muralha, encontramos outras estruturas que estamos a analisar, que podem estar relacionadas com a ocupação da plataforma quer como zona habitacional ou até de oficina por termos encontrado escória de metal”, explica a arqueóloga do Centro de Arqueologia de Arouca.

Mais de 30 pessoas, entre arqueólogos, estudantes e voluntários de Espanha, Brasil e Alemanha, trabalharam durante 20 dias para "melhor compreendermos os nossos antepassados e a região entre o Douro e o Vouga, na Idade do Ferro.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind