Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aprovadas candidaturas para sistemas de rega
2018/08/20

Foram aprovadas pelo Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos as candidaturas para instalação de sistema de regas na para a agricultura familiar em Vale de Cambra, Águeda, Anadia e Albergaria-a-Velha.

Para o Ministro, "estamos a falar de estruturas que se encontram degradadas, nas quais não foi feito qualquer investimento de melhoria ao longo de décadas e nas quais importa investir para aproveitar todo o potencial destas regiões e dos recursos hídricos disponíveis". Capoulas Santos acrescenta que "numa altura em que o país tem de se adaptar às alterações climáticas, usando de forma eficiente o recurso água, constituindo reservas para enfrentar tempos de escassez, é preciso fazer este investimento que, estou certo, será muito bem recebido pelos agricultores".

Os projetos agora aprovados beneficiam sobretudo a pequena agricultura familiar, "que o Governo pretende discriminar positivamente, de acordo com uma estratégia de apoio ao setor que se traduza na valorização da atividade e na consequente melhoria de rendimento para este segmento", explica o Ministro Luís Capoulas Santos. "Faz parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água", acrescenta o titular da pasta da Agricultura.

São cerca de 6,35 milhões de euros de investimento em 59 regadios, cujos projetos de recuperação foram já aprovados pelo Abrangendo uma área superior a 1.800 hectares de regadio, estes projetos e situam-se maioritariamente nas regiões Norte e Centro do país, distribuídos por 32 concelhos em 8 distritos. Com a recuperação destes regadios serão beneficiadas cerca de 3.700 explorações agrícolas.

Estes 59 projetos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios, que prevê um investimento global de 534 milhões de euros até 2022 na criação de mais 49 mil hectares e na reabilitação de 41 mil hectares de regadio, que vão criar 10.500 postos de trabalho permanentes.

Viana Castelo, Braga, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind