Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Desassoreamento começa no outono
2018/05/21

A sociedade Polis da Ria de Aveiro prevê que comece no próximo outono e demorar cerca de 15 meses o desassoreamento da Ria de Aveiro – 1 milhão de metros cúbicos numa extensão global de 95 km nos canais de Ovar até ao Carregal e a Pardilhó, da Murtosa até ao Chegado, de Ílhavo, no Rio Boco, e canal de Mira, e no Lago do Paraíso e na Zona Central.

O concurso para a "Empreitada de Transposição de Sedimentos para Otimização do Equilíbrio Hidrodinâmico da Ria" tem o preço base de 17,65 milhões de euros e o prazo de execução de 15 meses. Nesta obra está ainda previsto o balizamento e a sinalização dos canais de navegação da ria de Aveiro.

Esta ação será financiada pelo POSEUR, com uma comparticipação de 75%, sendo a contrapartida nacional assegurada pelo capital social proveniente do Estado.

A operação será de "dragagem dos fundos dos canais da Ria de Aveiro e de deposição dos sedimentos para reforço de margens em zonas baixas ameaçadas pelo avanço das águas, sendo que uma parte dos sedimentos será também depositada no mar, de forma a reforçar a deriva litoral, contribuindo desta forma para a minimização de riscos, especialmente de erosão costeira".

A obra vai reforçar as margens em zona baixas ameaçadas pelo avanço das águas para proteção de pessoas e bens, a alimentação de sedimentos ao litoral e a melhoria dos valores naturais e das condições de navegação dos canais".

Serão criadas condições "mais favoráveis ao usufruto da zona lagunar pela população, contribuindo para o desenvolvimento sustentável".

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind