Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Venceu a ideia com estacionamento subterrâneo
2018/04/13

O vencedor do concurso de ideias sugere a construção de um parque automóvel subterrâneo no Rossio, em Aveiro, uma proposta conhecida na reunião do Executivo desta sexta-feira à tarde que tem a concordância da maioria da Câmara PSD-CDS-PPM mas a oposição do PS.

Na reunião da Assembleia Municipal, esta sexta-feira à noite, o presidente da Câmara, Ribau Esteves, disse que a decisão final depende dos estudos geotécnicos, da inserção na rede viária e o custo. É viável se custar 5 milhões de euros, mas não é se custar 10 milhões, disse.

Na reunião pública desta sexta-feira foi aprovado o relatório do concurso de “Conceção para a Requalificação do Largo do Rossio e Praça General Humberto Delgado” e decidido atribuir um "prémio de consagração" de 6.000 euros à “Proposta nº1”. A autoria da proposta será conhecida na próxima segunda-feira.

Segundo a Câmara, "este importante projeto entra agora numa nova fase de contratação do projetista para desenvolvimento do projeto de execução, no qual se aprofundarão e discutirão as ideias apresentadas no concurso público de conceção (tipo “concurso de ideias”), em particular no que respeita à mobilidade e paisagismo, avaliando com maior e total profundidade técnica e financeira, a opção base de criação de um parque de estacionamento ao nível do subsolo, capaz de substituir e aumentar a oferta atual à superfície, dando o espaço da praça ao uso pedonal".

A maioria PSD-CDS alega que a proposta desenvolveu um "aprofundado trabalho de investigação histórica do local, apresentando a ideia de recuperação das ruínas da capela de São João criando um novo ponto de interesse turístico, integrado de forma harmoniosa num espaço de praça amplo e polivalente que valoriza a fachada urbana, com um grande passeio em toda a zona contígua aos Canais da Ria de Aveiro, prevendo ainda a criação de um pequeno espaço comercial com bateria sanitária (semi-enterrado em relação à cota base da praça) e devidamente integrado com a envolvente, e com um extenso relvado à sua frente".

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind