Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Voar com internet de alta velocidade
2018/04/10

O “Beacon” é um projeto de I&D da União Europeia com a participação do polo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações e pode ser a solução para uma ligação à internet com maior velocidade numa viagem de avião, permitir o aumento da capacidade de transmissão de dados por satélite e, simultaneamente e a redução do consumo energético.

A investigação justifica-se pelo "aumento exponencial da procura por banda larga de alta velocidade, processo que exige o desenvolvimento de satélites que garantam uma ainda maior conectividade de alta velocidade e uma ampla cobertura".

Os operadores "pressionam para um aumento equivalente a 10 vezes na capacidade da banda larga –, as limitações de peso, tamanho e potência são, ainda, desafios significativos".

INFO
Baseado numa arquitetura fotónica flexível – patenteada pelo IT –, o projeto prepara uma nova geração de satélites de telecomunicações, que se distingue pela maior capacidade de transmissão de dados. A tecnologia fotónica permite, ainda, a redução do consumo de energia, do peso e do custo de lançamento.

O “Beacon” – projeto concluído recentemente – insere-se num consórcio internacional que inclui empresas do Reino Unido (Airbus Defense and Space, Gooch & Housego e aXenic), da Alemanha (IHP GmbH) e da Polónia (INPhotech). Em Portugal, a participação foi assegurada pelo polo de Aveiro do IT e pela startup Watgrid.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind