Sábado, 27 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Junta critica a Câmara por «inação»
2018/03/24

Da agenda da Junta de Freguesia de Eixo-Eirol, faz parte "a proteção aos animais mas a competência legal nesta matéria não é da Junta de Freguesia, mas sim da Câmara Municipal", diz a autarquia em comunicado difundido esta sexta-feira.

Segundo a Junta, "as medidas para concretizar um protocolo procedimental de boas práticas da Junta de Freguesia que atenue a ausência de um canil municipal e tomar outras medidas que a Câmara não faz nem deixa fazer, a Junta vem agendando reuniões com Partidos, mormente o Partido Socialista, que suporta esta maioria, e Partido Pessoas – Animais - Natureza; assim como associações com grande trabalho nesta área".

O pagamento da esterilização de seis animais de uma matilha de cães, um custo suportado pela Junta é um exemplo de "inação da entidade competente"(Câmara).

O recente acidente de atropelamento de vários cães por automóvel "vêm adensar as preocupações políticas nesta área (proteção dos animais) tão premente".

A 8 de março a Junta recebeu a comunicação de "uma cidadã alertando para um acidente que envolveu uma viatura e vários cães" e mobilizou dois colaboradores que encontraram "um cão cadáver e outro, a pouco metros, ferido ". Os colaboradores retiraram o cadáver do animal da via.

A "recolha do cadáver não é da competência da Junta, mas sim da Câmara Municipal, no entanto, por questões de Saúde Pública, e respeito pelo animal, os colaboradores retiraram o cadáver, que foi enterrado em terrenos da Junta de Freguesia".

Sobre o ferido, o comunicado não esclarece.

Relata o comunicado que "no dia seguinte, um terceiro elemento da Junta, ao passar no local do acidente, verificou a existência de um animal morto, que foi igualmente recolhido e enterrado em terrenos da Junta de Freguesia".

Oito dias depois, a dia 16 de março, "o Presidente da Junta de Eixo e Eirol – por mero acaso durante execução de trabalhos pessoais nas suas propriedades agrícolas - encontrou outro cadáver de um cão, em elevado estado de putrefação".

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind