Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Primeiro mês do PCI com 400 pessoas e 60 empresas
2018/03/06


O Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park Aveiro Region (PCI), localizado em terrenos de Ílhavo e Aveiro, será inaugurado esta terça-feira, às 16.00h, um investimento de 20 milhões de euros em três edifícios (primeira fase ) no dia em que entra em funcionamento com 400 pessoas e 60 empresas

O PCI é apresentado como um "instrumento qualificado de execução de prioridades políticas nacionais de que a Universidade de Aveiro é parceira, destaca-se pelo envolvimento colaborativo, formal e efetivo de diferentes atores", envolvendo o "conhecimento, através da Universidade de Aveiro, a região, através da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e dos municípios de Ílhavo e de Aveiro, e as empresas".

São cinco "grandes áreas de aposta estratégica da UA e do desenvolvimento da região": as Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE), Materiais, Mar, Agroindustrial e Energia.

Design Factory, a Incubadora de Empresas e os Laboratórios de Uso Comum (LUC) de Materiais e Agroalimentar e das TICE são os três espaços para a promoção da inovação, empreendedorismo, capacitação de negócios.

O comunicado refere que o PCI contempla ainda uma "grande zona de acolhimento de empresas e startups projetadas para atrair e fixar empreendedores de talento e de visão interessados em desenvolver negócios relacionados com a criação de produtos e serviços altamente qualificados e inovadores nas áreas de referência do PCI. Nesta zona, o PCI terá, no imediato e para serem disponibilizados através da cedência do direito de superfície, 19 lotes de terreno infraestruturados destinados à edificação por entidades que sejam elegíveis no âmbito dos regulamentos do Parque".

A Design Factory assume-se como uma plataforma dinâmica e facilitadora para a exploração de práticas metodológicas, ferramentas e processos de design participado, especialmente na realização de projetos decorrentes de parcerias estratégicas entre a academia e o tecido económico, social e cultural, revestindo-se de um papel estratégico para a região de Aveiro como espaço de colaboração e partilha de conhecimento no desenvolvimento e materialização de produtos e serviços inovadores liderados pelo Design.

A Incubadora é um espaço de acolhimento, dinamização e apoio à incubação de ideias inovadoras e promissoras, com base em projetos de reconhecida elevada qualidade, assim como startups de índole tecnológica e de elevado potencial de crescimento, num ambiente físico que proporciona o surgimento de oportunidades de negócio, de partilha de experiências e de participação em redes de cooperação e funcionará em estreita articulação com a IERA – Incubadora de Empresas da Região de Aveiro. Aberta a toda a Região de Aveiro, a Incubadora disponibiliza 1897 m² distribuídos por escritórios individuais, espaços de coworking, laboratórios, áreas comuns e serviços.

Nos LUC serão disponibilizados espaços para o acolhimento temporário de projetos de I&DT, do sistema científico e das empresas, pretendendo acolher equipas multidisciplinares, em estreita articulação com o setor científico e académico. Aqui serão disponibilizados serviços de empreendedorismo e inovação, de apoio à valorização e promoção do conhecimento e da inovação, que incluem serviços de promoção de ID&T; programas de crowdfunding, programas provas de conceito, divulgação e valorização de tecnologia e valorização de conhecimento e plataformas tecnológicas. Os LUC oferecem, ainda, serviços complementares de apoio a estas atividades.O programa de inauguração inclui uma visita às instalações e intervenções de Fernando Caçoilo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Manuel António Assunção, reitor da Universidade de Aveiro, José Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, e António Costa, primeiro Ministro.

S.A.
O Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park Aveiro Region é uma sociedade anónima, constituída em 2010, da qual a UA é a acionista maioritária, localizando-se no Município de Ílhavo (30 hectares na zona da Coutada) e no Município de Aveiro (5 hectares na zona do Crasto, Verdemilho).

O Conselho de Administração é presidido pela UA e composto por representantes da CIRA, Portus Park, AIDA, I’M – SGPS,SA., Grupo Visabeira, SGPS, S.A. e Caixa Geral de Depósitos.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind