Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Há um «subfinanciamento crónico das universidades»
2017/11/12

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) quer ter um papel "determinante na elaboração das políticas públicas para o Ensino Superior e a Ciência, bem como o desenvolvimento de uma estratégia coesa e sustentável para a correção do subfinanciamento crónico das universidades”.

A declaração é feita antes da posse da presidência e a vice-presidência do CRUP, respetivamente António Fontainhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro (UA). Manuel António Assunção volta a assumir a coordenação da Comissão Especializada de Internacionalização do CRUP durante três anos

Os cargos serão assumidos esta segunda-feira. Foram eleitos em outubro pelo plenário de reitores, sendo que as prioridades para o triénio 2017/2020 são o "reforço da atividade institucional e política do CRUP na defesa dos interesses das universidades".

O comunicado do CRUP aponta ainda para a “a definição de um papel ativo, coeso e determinado na preparação do próximo quadro comunitário que favoreça a centralidade das universidades no desenvolvimento das regiões e do país devem ainda constituir focos de atenção nas atividades futuras”.

Também são objetivos a "consolidação das iniciativas de internacionalização do sistema universitário e o fortalecimento da presença das universidades em organismos internacionais".

O CRUP representa as universidades públicas, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa, num total de 15 instituições de ensino superior.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind