Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
PAN culpa Câmara por «ataques de matilhas»
2017/11/11

Os casos de "alegados ataques de matilhas a outros animais e pessoas em São Bernardo que se junta à anteriormente relatada por munícipes da freguesia de São Jacinto" devem–se, segundo o partido Pessoas - Animais- Natureza à "inexistência de meios estruturais e humanos, e ausência de vontade política no município de Aveiro no que respeita aos seus animais e ao incumprimento da legislação nesta matéria".

Reprova ainda o município por "não possuir um abrigo oficial para os seus animais abandonados, nem existe uma resposta alternativa que permita salvaguardar os animais errantes, assim como a segurança da população e saúde pública". O PAN considera que o actual executivo "deve cumprir a legislação em vigor e acompanhar a evolução que a sociedade portuguesa tem manifestado no que concerne às políticas de promoção da protecção, saúde e bem-estar animal".

Sugere um protocolo entre a Câmara e outra instituição para acolher estes animais, esterilizá-los e encaminhados para adopção"dada a gravidade e urgência desta situação".

O PAN considera "urgente a construção de um canil municipal" e campanhas de esterilização, adopção e colocação de microchips, campanhas de sensibilização para a população e redução do abandono e os maus-tratos a animais.

Lembra que as associações de protecção animal da região "não possuem qualquer apoio da Câmara Municipal de Aveiro, embora tenham apresentado nos últimos anos uma resposta para os animais errantes do município, mas, actualmente, não conseguem dar resposta a todos os pedidos de ajuda e de resgate por se encontrarem completamente lotadas".

Em recente comunicado, o Bloco de Esquerda propõe que a Câmara Municipal "cumpra as suas competências e que no imediato assegure, através de um protocolo com outra instituição, a capacidade de recolha de animais errantes, esterilização e encaminhamento para adoção".

Ler notícia o BE
AQUI

No passado dia 2, o Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro anunciou a aprovação da abertura de concurso público para os projetos de arquitetura e de especialidades do CIROA - Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais para os três polos de Aveiro, Águeda e Ovar, com um preço base de 110.000,00€, acrescido de IVA.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind