Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Patrulheiros em Albergaria
2017/10/30

Albergaria-a-Velha é o primeiro município português “Patrulheiros”,
um projeto piloto em Portugal de patrulha voluntária em bicicleta com recurso a uma aplicação móvel, de zonas de "reconhecido valor ambiental" como florestas, parques naturais, zonas lagunares, zonas ribeirinhas e outra.

O projeto arrancou em julho deste ano, desenvolvido pela Nunozamaro Indústrias, com a parceria do Município de Albergaria-a-Velha, Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, Associação Bioliving e Instituto de Telecomunicações de Aveiro, agrupamentos de escuteiros de Albergaria-a-Velha, Angeja, Branca e Valmaior e grupos voluntários não organizados.

Os Patrulheiros de Albergaria-a-Velha desempenham missões de apoio à proteção ambiental, turismo social, e prevenção de fogos, em zonas de mata, floresta, lagunares e rios e nos Caminhos de Fátima e Caminhos de Santiago.

Será um trabalho de vigilância e prevenção e com a aplicação podem ser alertadas as autoridades identificando a ocorrência e possibilitar uma resolução mais rápida do problema.

Para além dos benefícios associados à prevenção em caso de incêndios, antevisão de problemas relativos à probabilidade de cheias, limpeza de matas e rios, controlo de pragas, entre outros, esta iniciativa representa uma forma original de criar sentimento de pertença, ligações emocionais ao território, culminando num orgulho territorial que resulta na valorização (social) do património natural e paisagístico local.

Nesta fase, os Patrulheiros estão no terreno aos sábados, mas as missões vão intensificar-se já nas próximas semanas. Podem participar nas patrulhas associações e voluntários individuais, escolas e respetivos alunos (a partir dos 17 anos), desempregados, população ativa com experiência no uso da bicicleta.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind