Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Há um equipamento que pode salvar bombeiros
2017/09/01

Os bombeiros da corporação de Albergaria-a-Velha testaram esta quinta-feira um sistema com sensores que permite ter em tempo real dados relativos aos sinais vitais de cada operacional, ambiente em que se encontra e a sua localização, tratando-se do projeto VR2Market, que permite um acompanhamento dos níveis de segurança dos meios humanos.

O equipamento, que pode ser usado durante o combate a um incêndio, designadamente, também pode ser dirigido a forças policiais e médicos no terreno.

Pretende-se prevenir acidentes, sendo um sistema que acompanha os que podem estar expostos a situações de risco.

O equipamento ainda não se encontra disponível no mercado.

INFO INESCTEC «A melhoria ao nível da análise de dados e dos indicadores psicofisiológicos analisados, bem como a conversão dos resultados para uma plataforma na cloud adaptada a diferentes contextos de monitorização em diferentes profissões, são também os objetivos do projeto. Com início a 15 de julho e duração de 48 meses, o VR2Market tem um volume de financiamento de cerca de um milhão de euros.

O consórcio do VR2Market inclui ainda o Instituto de Telecomunicações (IT), a Universidade de Aveiro (UA), a iniciativa “Future Cities” da Universidade do Porto, o Hospital de Gaia e as empresas Biodevices e Petratex. Do lado de lá do Atlântico o projeto envolve o Instituto de Robótica da CMU e consultores do Center for Disease Control – National Institute for Occupational Saftey and Prevention e do Hospital Universitário da Universidade de Pittsburgh.

O VR2Market foi uma das seis ERIs selecionadas no âmbito do 1º Concurso para financiamento a Iniciativas Empreendedoras de Investigação (ERIs) lançado pelo Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind