Sábado, 17 de Novembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Marcelo inaugura ECOMARE
2017/06/12

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa inaugura o ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos, da Universidade de Aveiro (UA), em Ílhavo, na próxima quinta-feira. A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, também participa na cerimónia.

Ver filme
aqui

Apresenta-se como «o maior centro de resgate e salvamento de animais marinhos da Europa», resgata, reabilita e devolve à natureza animais marinhos, entre aves, répteis e mamíferos, e desenvolve investigação científica nas áreas de ecologia populacional e saúde animal, «contribuindo assim para as atividades de conservação, investigação e sensibilização ambiental para o meio marinho».

Vizinho do Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré, pode receber anualmente mil animais marinhos, entre aves, mamíferos e tartarugas envolvendo médicos, enfermeiros veterinários, biólogos e tratadores durante 24 horas por dia e intervém em 300 km da costa portuguesa, no norte e centro do país.

Segundo comunicado, «todos os anos, centenas de animais marinhos são encontrados feridos ou doentes ao longo da costa. O seu resgate e reabilitação são um dever de todos, num esforço ímpar de integrar o crescente desenvolvimento económico associado ao mar, com políticas e ações que contribuam para uma diminuição dos impactos humanos e garantir a conservação de espécies emblemáticas e cruciais para a saúde do meio marinho».


Tem tanques para reabilitar os animais, laboratórios científicos multifuncionais e uma Unidade de Cuidados Intensivo.

Tem ainda sistemas de suporte de vida autónomos para o estudo de organismos marinhos.

INFO UA «Com a criação do ECOMARE, pretende-se contribuir para conservar e dinamizar a biodiversidade e o património natural e, concretamente, produzir, organizar e dinamizar o conhecimento sobre o ambiente marinho. Esta missão fará do ECOMARE um polo de inovação capaz de produzir resultados científicos e tecnológicos, com forte impacto na cadeia de valor dos produtos e dos serviços ligados à economia do mar, no contexto nacional e internacional.

Projeto-âncora do Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, e que resulta de uma parceria alargada, envolvendo a UA, a APA, a CMI, a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e a Oceanário de Lisboa, SA., o ECOMARE é uma unidade com um cariz único no território nacional, que engloba o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar (CEPAM) e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM). Ao CEPAM compete desenvolver atividades nas áreas de Biotecnologia Marinha, Ecologia, Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas, Oceanografia, Geologia e Geofísica, Engenharia».

Enviar por email  Imprimir
Vasco
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind