Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Semana do Cérebro e da Neurorradiologia
2017/05/02

Entre os dias 31 de maio e 6 de junho, as cidades de Estarreja, Aveiro e Santa Maria da Feira vão receber a primeira edição da Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia.

Será homenageado Egas Moniz, e assinalar os 90 anos da realização da sua primeira angiografia cerebral, uma técnica que revolucionou a Medicina e que ainda hoje é amplamente utilizada em todo o mundo.

«É com enorme satisfação que trazemos um grande evento da Neurorradiologia à região de onde é natural Egas Moniz. Com este evento queremos assinalar os 90 anos da primeira angiografia, mas também elevar a região Centro a capital histórica das Neurociências», explica Pedro de Melo Freitas, presidente da Brain Week e membro da direção nacional da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), que organiza o evento em estreita parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e a Universidade de Aveiro.

Durante uma semana, totalmente dedicada ao cérebro e às neurociências, várias iniciativas vão homenagear Egas Moniz, considerado por muitos como um dos pais da Neurorradiologia. Será entregue um Prémio de Carreira e Tributo à Neurorradiologia em seu nome e serão apresentados dois livros: um bilingue, "The legacy of Egas Moniz in present-day Neuroradiology - a global perspective, 90 years after the first cerebral angiography" e outro comemorativo, “Os trilhos da Neurorradiologia depois da primeira angiografia cerebral”. Os dois livros resultam de um trabalho conjunto da Casa Museu Egas Moniz e da SPNR.

No último dia da Brain Week, a Casa Museu Egas Moniz, onde o médico nasceu em 1874, abre as suas portas aos visitantes para um dia especial com visita documentada na área da História da Medicina.

«Passado quase um século, a angiografia cerebral não só continua a ser usada no diagnóstico de inúmeras doenças, como evoluiu para técnica terapêutica. O contributo de Egas Moniz para a evolução e história da Medicina é inegável, queremos por isso prestar-lhe a devida homenagem. A Brain Week pretende ainda trazer peritos internacionais e aproximar a população geral às Neurociências», explica Pedro de Melo Freitas, médico neurorradiologista, presidente da “Brain Week - Semana do Cérebro e da Neurorradiologia” e membro da direção nacional da SPNR.

Outras iniciativas vão ter lugar durante esta semana. A abertura oficial da Brain Week coincide com o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que será assinalado sob o mote “O tempo conta na Esclerose Múltipla”, tendo por objetivo sensibilizar para importância do diagnóstico precoce.

No âmbito da Campanha Nacional STOP AVC será também organizada a Caminhada / Mini Caminhada Solidárias, em Estarreja. A iniciativa tem como intuito sensibilizar a população para os primeiros sinais de alerta do AVC e para a possibilidade de tratamento em fase aguda.

A Brain Week conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e de todas as instituições de ensino superior com formação ou investigação em Medicina e Ciências da Saúde. O evento vai reunir, durante uma semana, uma série de referências nacionais e internacionais na área das Neurociências, especialistas na área da Neurocirurgia, Psiquiatria, Neurologia e Neurorradiologia.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind