Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Activistas esperam reunir com a Câmara
2017/04/10

Os activistas a favor do controle de comunidade de animais de companhia errantes e contra o abate, que participaram na reunião da Assembleia Municipal de Aveiro na passada sexta-feira, esperam reunir com a Câmara. «Mostrámos a nossa disponibilidade para apresentar soluções e cooperar com a Câmara. Ribau Esteves (presidente da Câmara de Aveiro ) aceitou a proposta de reunirmos. Solicitou os nossos contactos, que já foram entregues, aguardamos contacto da câmara, até para envio dos dois estudos para a construção de canis, que entretanto diz existirem, para a construção do canil intermunicipal«, escreve Marta Dutra, que mobilizou a participação na assembleia nas redes sociais.

Está em curso a intenção de voltarem à Assembleia. «Pensamos que é importante a presença de todos novamente. Porque a altura para exigir um canil é agora«, escreve.

A participação foi decidida pelo facto de Ribau Esteves ter apelidado de «insensata» a nova lei que proíbe o abate de animais. A Câmara esclareceu que «esta matéria não se pode reduzir a uma disputa entre quem mais gosta e quem menos gosta de animais, mas tem de ser colocada na responsável tomada de medidas que possibilitem a sua boa gestão, sabendo que o mais importante é que os cidadãos não abandonem os animais no espaço público, dando sempre um destino objetivo aos seus animais de companhia. A Câmara é contra o abate indiscriminado de animais, assim como tem de chamar a atenção para uma legislação feita sem ponderar os seus custos e sem um período de tempo realista de adaptação».

Um aspecto ficou por explicar. «Ribau Esteves referiu que há mais de um ano que o canil de Ílhavo não recebe animais de Aveiro vivos, por estar sempre lotado. E que no último ano Aveiro enviou para Ílhavo 150 animais, mas que tinham sido apanhados já mortos na via pública… Ficamos aqui com sérias dúvidas neste ponto Terão aparecido tantos animais mortos na via pública em Aveiro durante um ano? As associações, grupos de ajuda e particulares terão acolhido os restantes?», perguntam.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind