Quinta-feira, 18 de Abril de 2024  Fora de Casa   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
Cinco minutos de jazz e 50 anos na rádio
2017/02/19

O final das comemorações dos 50 anos da mais antiga rubrica de divulgação de jazz da rádio portuguesa, Cinco Minutos de Jazz, na Antena 1, é na Universidade de Aveiro (UA), na terça-feira dia 21, com a participação do autor, José Duarte. Todas as iniciativas de dia 21 de fevereiro têm entrada livre. A 21 de fevereiro de 2017 a rubrica completa 51 anos de existência na rádio portuguesa.

O programa do dia conjunto de eventos, dia 21 de fevereiro, inclui uma exposição de cartazes do acervo doado por José Duarte à UA, que dirige uma aula aberta e um concerto do coletivo LUME e uma jam session.

A exposição "Pare Escute Olhe" apresenta dezenas de cartazes do acervo doado à UA por José Duarte, no átrio da Reitoria, e pode ser apreciada até 21 de março. São cartazes de festivais e concertos, em Portugal e no estrangeiro, e uma «expressão gráfica de vários momentos do jazz e da sua evolução”.

Às 18:00h, José Duarte dirigirá uma Aula Aberta, na Sala de Atos da Reitoria sob o mote de um "Solo Improvisado".
O dia termina com a actuação dos LUME e uma jam session aberta a todos os amantes do jazz, no átrio da Reitoria.

«O Lisbon Underground Music Ensemble (LUME) é um projeto criado e dirigido por Marco Barroso. O ensemble de 15 instrumentistas é composto por alguns dos mais experientes músicos - no jazz e música erudita portugueses - e inspira-se na tradição da big band, mas atualiza esse discurso de forma inteligente e irónica, com uma mestria inigualável. A música de LUME combina a composição escrita com improvisação e viaja entre universos aparentemente tão distintos como o funk e a música textural, o boogie woogie e ambientes impressionistas… com requintes Zappianos!”. Feitas as apresentações, saiba-se que os LUME atuam a 21 de fevereiro, a partir das 21h30, no auditório da Reitoria da UA».

Cinco Minutos de Jazz
A rubrica "Cinco Minutos de Jazz" de José Duarte começou precisamente a 21 de 1966, na Renascença, depois passou pela Rádio Comercial e mantém-se, desde 1993, na RTP-Antena 1, com algumas incursões na RTP-Antena 2.

Jazz: cada vez mais central na UA «A doação à Universidade de Aveiro da coleção de fonogramas, filmes, vídeos, imagens fotográficas, manuscritos, entre outros documentos, do divulgador de jazz José Duarte foi determinante na fundação do Centro de Estudos de Jazz, em 2007.

A partir dessa data o Jazz conquistou cada vez mais centralidade na Universidade de Aveiro, nomeadamente com o projeto “Mensageiros do Jazz: O papel dos divulgadores de Jazz em Portugal no século XX” (financiado pela FCT) (2010-2013), com o alargamento ao jazz da área de especialização em Performance do Mestrado em Música, e com os estudos desenvolvidos e em curso no âmbito do Programa Doutoral em Música».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind