Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
CIRA insiste no eucalipto
2017/02/06

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro diz que «é preferível ter uma área com eucalipto bem gerida do que colocada ao abandono, pois estas áreas potenciarão o maior risco de pragas, doenças e de incêndios para a floresta remanescente».

Para a CIRA, a proibição da plantação do eucalipto não incentivará os produtores e a indústria de base florestal a investir noutras espécies, bem pelo contrário, não existirá nem mais um hectare de montado de sobro nem de pinhal pelo facto de se proibir o eucalipto.

Segundo a Comunidade Intermunicipal, os proprietários florestais e a fileira florestal “não ganham nada» com as restrições previstas no novo regime da reaborização e reflorestação.Pelo contrário, crescerá o desânimo e a frustração junto dos produtores florestais bem como o desinvestimento da indústria do setor. Todo este conjunto de restrições à plantação do eucalipto contribuirão para o abandono da propriedade, mesmo que essas tenham aptidão para a produção de eucaliptos».

A CIRA tem defendido o projeto da Navigator que pretende construir uma fábrica de papel tissue, em Cacia, mas depende do aumento da plantação de eucaliptos.

O Público escreve esta segunda-feira que o Ministério da Agricultura «encontrou uma nova base de sustentação para o diploma da reforma da floresta que trava o crescimento da área de eucalipto em Portugal: uma resolução do Conselho de Ministros do anterior Governo, com data de Março de 2015, que ao aprovar a Estratégia Nacional para as Florestas (ENF) determinava o congelamento até 2030 dos 812 mil hectares dos povoamentos com eucalipto. “Estamos apenas a respeitar e a cumprir a ENF”, diz o ministro Luís Capoulas Santos, em resposta ao coro de críticas que, com maior ou menor intensidade, produtores florestais e a indústria lançaram a uma das medidas mais polémicas da reforma da floresta, uma série de 12 diplomas cuja discussão pública terminou na última semana».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind