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Câmara aberta a críticas e propostas
2016/12/31

A um dia do início da concessão de transportes públicos em Aveiro à empresa ETAC/AveiroBus, a 1 de Janeiro, a Câmara Municipal mostra-se aberta a «críticas, chamadas de atenção e propostas de melhoria». Será dada «sempre, a melhor atenção, a mais cuidada e a melhor resposta possível» pela Câmara e ETAC / Aveirobus.

Segundo a Câmara, as linhas e as carreiras rodoviárias «tiveram ajustamentos, procurando encontrar uma melhor solução entre a oferta e a procura, cuidando da necessária sustentabilidade técnica e financeira da operação. Nunca é possível satisfazer todas as necessidades individuais e não é possível manter oferta para utilizações muito reduzidas».

Contudo, a autarquia ressalva que será elevada a «qualidade da frota com autocarros novos, modernos e com condições adequadas às pessoas com mobilidade condicionada, vamos ter a frota de barcos qualificada e aumentada com um terceiro, e vamos qualificar e colocar em funcionamento o Centro Coordenador de Transportes junto à Estação da CP, que será um verdadeiro centro intermodal de mobilidade com impacto regional e nacional, em interface com a Gare Ferroviária de Aveiro, e com outros modos de transporte, como a bicicleta. Os transportes escolares ocupam um lugar central pela sua importância, apostando num serviço com qualidade e bem articulado ao nível dos horários com o funcionamento das Escolas».

As questões devem ser apresentadas através do email concessão.transportes.cma@cm-aveiro.pt e o espaço de “apoio ao cliente” do site www.aveirobus.pt ou o email apoiocliente@aveirobus.pt
Há ainda os postos de atendimento presencial da Aveirobus, e na Câmara o novo espaço de atendimento no edifício dos Paços do Concelho.

A Câmara esclarece a nova operação de gestão dos transportes públicos municipais rodoviários e marítimos, concessionada pela Câmara de Aveiro à empresa ETAC/Aveirobus, em vários aspetos.

O Tarifário «A comparação linear entre o tarifário da Aveirobus e o da MoveAveiro e da UrbAveiro, não pode ser feita sem ter em atenção algumas diferenças estruturais existentes. Na maior parte dos circuitos rodoviários, os preços têm redução ou valores idênticos aos anteriormente praticados, existindo um aumento na Linha 2 (de Cacia) que deriva do facto de ter estado a ser praticado um valor mais baixo (nos últimos 4 anos) em desconformidade com as regras legais. Agora, além de fazermos o pleno cumprimento das regras, o passe mensal dessa Linha custa 38€ e permite a utilização de todas as Linhas da Aveirobus, enquanto o passe atualmente utilizado que custa 27€ serve apenas para essa Linha, custando o passe para todas as Linhas da UrbAveiro (“urb total”) o valor de 40€. Além disso, há mais três aspetos a considerar:
- o custo de 38€ é idêntico ao praticado pela MoveAveiro até setembro de 2012 (quando a operação passou a ser feita pela UrbAveiro);
- essa Linha que passa em Cacia operada pela UrbAveiro, é intermunicipal, com origem em Oliveira de Azeméis, o que permitia economias de escala;
- a média de passes mensais emitidos para esta Linha nos últimos meses é de 43, o que sendo importante para as pessoas envolvidas, indicia uma oferta de transporte pouco atrativa para a comunidade.

Também nas ligações de Lancha e Ferry entre o Forte da Barra e São Jacinto, existem expressivas reduções, algumas significativas, nos valores do tarifário, que foram motivadas pela redução da despesa e pelo aumento de receita por aumento de utilizadores que vamos ter no âmbito da operação da concessão. Neste caso, mantêm-se as carreiras existentes até agora.

Apoio Social aos Utentes «A Aveirobus tem disponíveis passes sociais para Estudantes e Idosos, que a CMA financia, tendo a CMA outros mecanismos de apoio social a Cidadãos com necessidades ao nível dos seus rendimentos, pelo acesso ao Fundo de Apoio a Famílias.

É importante referir ainda que a CMA financia todos os quilómetros percorridos em serviço pelos autocarros e todas as carreiras dos barcos da Aveirobus, regulando o tarifário cujo condicionamento a si pertence, assim como financia os referidos passes sociais e os escolares, num valor total anual estimado em cerca de um milhão de euros».

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