Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA abre fábrica de reciclagem de brinquedos
2016/12/06

Dezenas de carros, motas, comboios e aviões, jogos e instrumentos musicais eletrónicos, bonecas, peluches em segunda mão e estragados estão nas oficinas do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro (UA) para os estudantes os repararem para que na noite de Natal ganhem uma segunda vida nas mãos de crianças economicamente desfavorecidas.

O projeto Sharetoy é da responsabilidade dos estudantes do IEEE Student Branch da UA e do Núcleo de Robótica Diversificada (NERD) do DETI. Primeiro apelou à comunidade académica para «doar brinquedos usados, mesmo que estragados. Agora o tempo é de fazer o diagnóstico às várias centenas brinquedos e jogos oferecidos e reparar os muitos que, por estarem estragados, estavam já prontos para ir para o lixo».

«Para além de querermos melhorar o Natal de muitas crianças com a entrega dos brinquedos recolhidos, queremos também que esta iniciativa tenha um caráter pedagógico para os estudantes da UA», apontam os responsáveis pela iniciativa Pedro Magalhães e Miguel Ferreira, respetivamente do IEEE Student Branch da UA e do NERD.

«Para quem ainda quiser participar, seja com a entrega de brinquedos, seja com uma mãozinha, os estudantes lembram que há vários pontos de recolha espalhados pelo campus e que toda a ajuda nas oficinas, que abrem as portas todas as quartas feiras, é muito bem-vinda».

A pensar no Natal, dezenas de estudantes voluntários juntaram a solidariedade à vontade de aprender e de colocar em prática o que estão a aprender nas aulas

O trabalho de reparação, que envolve várias dezenas de estudantes, sobretudo do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, está a decorrer desde novembro naquela que é uma autêntica fábrica de montagem e reparação de brinquedos. No espaço improvisado no DETI há mesmo vários ateliers – entre o de impressão e modelação 3D, o de limpeza e costura, o de adaptação, diagnóstico e o de reparação eletrónica - por onde, e dependendo da área de interesse, os estudantes podem escolher dar o seu contributo.

Para além das reparações, os estudantes estão também a adaptar brinquedos eletrónicos de forma a que possam ser utilizados por crianças com necessidades educativas especiais.

No final da campanha os brinquedos vão ser doados à Pediatria do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e à Cáritas Diocesana, também de Aveiro, instituições que vão fazer chegar os presentes às crianças de famílias que, de outra forma, não teriam possibilidade de preencher os sapatinhos.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind