Quinta-feira, 18 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Smart Green Home de Aveiro para 60 países
2016/12/03

A partir da Bosch em Aveiro, o projeto Smart Green Home «pretende conseguir novas oportunidades de negócio e, segundo Rüdiger Saur, Presidente da Bosch Termotecnologia, com a «forte colaboração com a Universidade de Aveiro» será possível reforçar as competências de I&D da empresa e a expansão do portfólio de soluções desenvolvidas em Aveiro continuando «a crescer e a responder às necessidades do mercado global», criando soluções «cada vez mais eficientes e com um custo competitivo que possa ser suportado pelos mais de 60 países» para os quais exporta.

A partir de Aveiro, a empresa gere a unidade de negócios de soluções de água quente para todo o Grupo Bosch e desenvolve e fabrica aparelhos de aquecimento a gás, aparelhos de aquecimento elétricos e bombas de calor. «Em 2014, a Bosch Termotecnologia iniciou um novo ciclo de desenvolvimento com atividades de I&D para soluções de climatização e conetividade para a casa do futuro. Estas atividades elevaram para 170 o número de investigadores e especialistas em engenharia a trabalhar na Bosch em Aveiro, sendo 47 novos colaboradores desde o início do ano».

Ao dados foram apresentados esta sexta-feira durante a assinatura do projeto Smart Green Home, uma parceria entre a Bosch e a Universidade de Aveiro, um investimento de 18,8 milhões de euros até 2019 e inauguração do novo edifício de Investigação e Desenvolvimento (I&D), construído para receber mais pessoas para a equipa de I&D que dará suporte ao Smart Green Home.

Cerca de 150 novos colaboradores altamente qualificados serão contratados para o projeto, que «vai permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras para ambiente doméstico, com uma perceção de conforto melhorada, associada a uma maior sustentabilidade e menor impacto ambiental».

Segundo a Bosch, o Smart Green Home irá «centrar-se, essencialmente, em seis linhas de I&D de produtos e serviços: bombas de calor e sistemas de condicionamento e tratamento de ar; aquecimento por combustão de gás; aquecimento elétrico; tratamento de água; interface e comunicação para equipamentos de conforto; e controlo integrado de sistemas residenciais».

A Bosch e a Universidade de Aveiro farão uma «investigação integrada em conectividade, energias renováveis, eficiência energética, reciclagem e materiais inteligentes para soluções inovadoras em residências sustentáveis, com o máximo conforto e segurança».

Para o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, a parceria confirma a «importância que a Universidade de Aveiro atribui à cooperação com o tecido empresarial, colocando o conhecimento nela gerado ao serviço das empresas e da economia do país. É uma iniciativa exemplar de cooperação universidade-empresa abrangente, envolvendo investigadores nas áreas de TICE, Energia, Ambiente e Materiais, que desenvolverão investigação multidisciplinar em colaboração com Bosch, visando o desenvolvimento de produtos inovadores».

Para Sérgio Salústio, Vice-Presidente Sénior de Engenharia de Produto da Bosch Termotecnologia, «ao estabelecermos esta parceria com a Universidade de Aveiro, estamos a possibilitar o desenvolvimento de tecnologias que marcam o presente e moldam o futuro. Com este projeto, criaremos soluções inovadoras que, não só aumentam a qualidade de vida das pessoas, mas também tornam as casas inteligentes ainda mais sustentáveis. Tudo isto a partir de Portugal».

Para além do Primeiro-Ministro e do Ministro da Economia, estiveram presentes na cerimónia o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção; o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves; os Secretários de Estado da Internacionalização e da Indústria, Jorge Costa Oliveira e João Vasconcelos; os administradores da Bosch, Rüdiger Saur, Sérgio Salústio e Carlos Ribas; o Presidente e o Administrador da AICEP, Miguel Frasquilho e Luís Henriques; bem como a FCT, o Compete, entre outros.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind