Sábado, 20 de Abril de 2024  Fora de Casa   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
Sons em Trânsito começa hoje
2016/11/23

O Festival Sons em Trânsito’16- - VII Festival de Músicas do Mundo de Aveiro começa esta quarta-feira à noite no Teatro Aveirense com a actuação de Mayra Andrade (Cabo Verde) e o angolano Toty Sa’Med, no lugar de Toumani & Sidiki Diabaté, que cancelou a digressão europeia, incluindo a actuação em Aveiro, por motivo de doença.

O cartaz inclui dois nomes distinguidos na passada quinta-feira, durante a 17ª cerimónia dos Grammys Latinos – as brasileiras Elza Soares, melhor álbum MPB, e Céu com Tropix, “Melhor album de pop contemporâneo em língua portuguesa» e «Melhor álbum de engenharia de gravação”.

Até sábado há duas atuações em cada uma das quatro noites do festival, neste edição com o «melhor cartaz de sempre» do SET. Em cada noite, o primeiro concerto tem início marcado para as 21:30h e o segundo às 23:30h.

Além do palco principal do Aveirense, na Sala Estúdio há uma actuação matinal gratuita, às 11:30h, de Ana Sofia Paiva «que alia o canto aos contos». O Salão Nobre é o palco, a partir das 00:30h, para os portugueses Riot e Fogo Fogo, respetivamente na sexta-feira e no sábado, este a fechar o festival.

A Feira de Música do Mundo instala-se também no Teatro Aveirense, com 2.500 artigos disponíveis.

Nove anos depois da última edição do festival em Aveiro, o regresso é uma aposta na continuidade do evento na cidade. “O Mundo de volta a Aveiro” anuncia o cartaz, com nomes de Portugal, Brasil Espanha, Cabo Verde, Mali e Angola.

Cartaz

Hoje

Mayra Andrade (Cabo Verde) «(…) traz música tropical e viajada, com canções cantadas em crioulo cabo-verdiano, inglês, francês e português»
Toty Sa´Med (Angola) «Cantor, compositor e multi-instrumentista, é um dos artistas de culto da nova música angolana»

Quinta-feira
Vicente Amigo (Espanha) «Um dos mais importantes e premiados guitarristas de flamenco da actualidade, compromete-se a transportar a plateia num registo melódico apurado e arrebatador».
Céu (Brasil) «Nos últimos 10 anos tem percorrido importantes festivais internacionais de música, do Coachella ao JVC Jazz, chega em representação do sangue novo da música brasileira com forte ligação ao afrobeat»

Sexta-feira
Elza Soares (Brasil) «A veterana de 78 anos que a Aveiro traz uma vida cheia e, em grande medida, espelhada no álbum mais recente - "A Mulher do Fim do Mundo" - onde, entre o ritmo do samba e a atitude sem rodeios do rock, canta temas como o racismo, violência doméstica, transsexualidade e drogas».

Aline Frazão (Angola) «Um dos nomes mais destacados da nova geração de músicos angolanos, traz as raízes musicais da sua nação, que mistura com influências da pop rock independente contemporânea e cruza também com a bossa nova do Brasil de Elza Soares»

Riot (Portugal) Fundou Cooltrain Crew e com João Barbosa (Branko) tocou e produziu música até à explosão do fenómeno Buraka Som Sistema.

Sábado
Ed Motta (Brasil) «A sua portentosa voz, capaz de preencher todo e qualquer espaço do teatro, será responsável por um serão repleto de soul, funk e muito groove».

Amadou & Mariam (Mali) «Nos últimos anos têm colaborado com David Gilmour, Johnny Marr, Coldplay ou U2, convida a uma viagem pela música tradicional do Mali, guiada pela arrebatadora guitarra eléctrica de Amadou a escapulir-se para o blues e pela magia das vozes do casal».

Fogo Fogo (Portugal) «Músicos ultra-experientes, profundos conhecedores dos múltiplos grooves a tiram-se a funanás e a música de baile de festa africana comos e 1987 tivesse sido ontem

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind