Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
O novo GPS foi programado na UA
2016/11/09

Há um novo GPS, dirigido a investigadores portugueses pelo mundo, que os localiza e coloca em contacto, o Global Portuguese Scientists, que investigadores da Universidade de Aveiro programaram, com a tecnologia da Altice Labs e a colaboração da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva nesta iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O GPS utiliza a infraestrutura e uma nova versão da tecnologia do já existente SAPO Campus, adicionado a uma camada de serviços específicos para esta rede digital, segundo o coordenador técnico do trabalho na UA, Carlos Santos, professor do Departamento de Comunicação e Arte.

A apresentação oficial é no próximo dia 22, às 17:30h, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, mas «já está aberto a quem se queira registar. Segundo a UA, «em apenas dois dias, foram mais de 500 os que o fizeram». Os registos são feitos aqui

Sobre o número de registos, David Marçal, bioquímico com atividade ligada à comunicação de ciência e coordenador do projeto diz que «é uma adesão fantástica, que reforça a ideia que já tínhamos, de que o projeto seria bem acolhido. Os investigadores portugueses no estrangeiro querem ter um pé em Portugal, querem estabelecer contactos entre si e contribuir para o conhecimento da diáspora científica portuguesa».

Segundo o coordenador do projeto o (novo) GPS deve servir «para ajudar os investigadores que queiram regressar a estabelecer contactos em Portugal e ajudar num projeto de retorno. Mas também poderá servir para fomentar colaborações e transferências de tecnologia entre quem está fora e quem está em Portugal. Os cientistas portugueses no estrangeiro podem contribuir muito, mesmo estando fora, e beneficiar também das colaborações que estabeleçam com o nosso país».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind