Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Obras na barrinha começam sexta-feira
2016/09/13

As obras de requalificação da Barrinha de Esmoriz começam esta sexta-feira. O arranque dos trabalhos terá uma sessão formal com a participação do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, às 10:00h, na Zona Desportiva de Esmoriz.

Com um custo de 2,7 milhões de euros, será financiada em 85% pelo POSEUR e os restantes 15% pelo Polis Litoral Ria de Aveiro por via dos
municípios de Ovar e Espinho.

A empreitada envolve trabalhos de dragagem, consolidação dunar e reabilitação das estruturas de defesa costeira, requalificação de margens e implementação de percursos pedonais/cicláveis.


O desassoreamento da barrinha/lagoa fará a dragagem de 272.000 m3 de sedimentos. Os materiais dragados serão depositados por repulsão em dois setores da costa, a norte do esporão norte e a sul do esporão sul.

Quanto aos materiais dragados que apresentam características granulométricas e cor compatíveis com areia de praia serão depositados na Praia de Esmoriz e na Praia de Paramos, «contribuindo desta forma para a minimização dos efeitos da erosão costeira característica deste trecho do litoral».

Segundo o Polis Litoral, «os materiais dragados que não têm características compatíveis com a areia de praia serão depositados no mar através do topo dos esporões norte e sul da Barrinha, contribuindo de forma ativa para restabelecer o fornecimento de sedimentos ao litoral».

Reabilitação do dique fusível e reforço/consolidação dunar
«A reabilitação do dique fusível tem como objetivo essencial a manutenção do atual funcionamento do dique com reposição e reforço do sistema dunar, os quais no seu todo constituem um sistema que impede a comunicação hidráulica permanente da Barrinha com o
mar, nomeadamente durante a época balnear, por forma a garantir a qualidade da água nas praias das imediações.

Esta ação prevê as seguintes intervenções no dique e dunas adjacentes: Reforço do sistema dunar norte, numa extensão de 180 m; reforço do sistema dunar sul numa extensão de 80 m; substituição das cabeças e construção dos encontros norte e sul, através de uma cortina de
estacas com travessas em madeira; reforço da zona fusível do dique, com uma extensão de 40 m, considerando um núcleo fixo composto por “geossacos” cheios de areia».

Requalificação das margens da Barrinha através do controlo das espécies exóticas infestantes e conservação/ recuperação da vegetação ripícola e requalificação da vegetação dunar e intervenções na área envolvente da Barrinha, ao nível das infraestruturas, essenciais para a proteção do sistema costeiro e dunar:

A requalificação das margens da barrinha/lagoa e do cordão dunar envolve os seguintes tipos de intervenção:
Controlo de plantas invasoras, nomeadamente das acácias, da Spartina
versicolor, do chorão e da erva-das-pampas; b) plantações na zona marginal da Barrinha com o objetivo de recuperação da vegetação natural; c) conservação e recuperação da vegetação dunar através de intervenções na envolvente da barrinha/lagoa, que envolve trabalhos de
ordenamento dos acessos à praia, colocação de painéis informativos de sensibilização aos visitantes para evitarem aceder ao cordão dunar fora dos caminhos e colocação de uma paliçada na zona dunar sul da barrinha/lagoa.

Intervenções na área envolvente da barrinha/lagoa, ao
nível das infraestruturas que incluem dois pórticos, um pequeno cais flutuante, uma ponte de atravessamento da Barrinha e duas pontes sobre as linhas de água afluentes, percursos mistos e mobiliário urbano / sinalético, pretendendo-se sensibilizar a população para os valores naturais e patrimoniais presentes e para a sua preservação, já que esta zona está classificada como Sítio de Importância Comunitária (SIC) no âmbito da Rede Natura 2000 (rede ecológica para o espaço
comunitário da União Europeia).

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind