Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Comissão de Utentes denuncia «fome» no hospital
2016/05/24

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro (CUSA) denuncia «problemas graves na alimentação e higiene dos doentes internados no Centro Hospitalar do Baixo-Vouga (CHBV). Há doentes com fome no internamento do CHBV», segundo comunicado.

A Comissão exige a contratação de Assistentes Operacionais «em número suficiente para o normal funcionamento dos serviços».

Uma necessidade considerando que a alimentação «éfornecida aos serviços por uma empresa de catering cabendo depois aos Assistentes Operacionais a sua administração aos doentes dependentes - aqueles que não conseguem alimentar-se pela própria mão», mas o número destes profissionais por serviço «não é suficiente para alimentar os doentes que necessitam de ajuda antes que a empresa de catering venha recolher o carrinho com os tabuleiros à hora definida».

Segundo a comissão, «o mesmo se passa quanto aos cuidados de higiene prestados aos doentes dependentes», uma situação «particularmente grave nas enfermarias de Cirurgia, Ortopedia e Medicina Interna, onde os doentes são mais dependentes».

Em Cirurgia e Ortopedia verifica-se um rácio de «14 doentes por Assistente Operacional no turno da manhã, aumentando para 28 doentes por Assistente Operacional no turno da tarde e da noite. Em Medicina Interna esse ratio varia entre 9 a 12 doentes por assistente operacional, de acordo com a lotação do serviço».

Uma situação que considera de é «atentado à dignidade dos doentes e à qualidade dos cuidados de saúde. A falta de recursos humanos aumenta o risco de infecções hospitalares, muitas vezes fatais».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind