Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Hipertensão - Aveiro recebe dia mundial
2016/05/17

Aveiro foi a cidade eleita para acolher as actividades comemorativas do Dia Mundial da Hipertensão, esta terça-feira, uma iniciativa da World Hypertension League, à qual a Sociedade Portuguesa de Hipertensão se associa, para «alertar a população para a hipertensão, doença silenciosa que afecta 42 por cento de portugueses».

Neste dia, a SPH pretende sensibilizar a população para a necessidade de conhecer os valores da pressão arterial, aliando-se assim à campanha mundial com o lema «Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial. A SPH relembra a importância de medir a pressão arterial frequentemente, praticar exercício físico regular e reduzir o consumo de sal».

As actividades estão centradas na Praça Joaquim Melo Freitas, com médicos e enfermeiros que realizam rastreios gratuitos à pressão arterial, glicémia capilar, índice de massa corporal e prestam aconselhamento nutricional. Os rastreios realizam-se entre as 09:30h e as 17:30h.


INFO A alimentação saudável e a redução de consumo de sal continuam a ser as grandes prioridades para a SPH e, por isso, este DMH vai ser marcado por dois momentos de Show Cooking, um de manhã e outro de tarde.
A actividade física faz também parte das actividades desenvolvidas pela SPH, estando prevista a realização de uma caminhada, uma aula de exercício físico adaptado à população sénior e uma aula de zumba com muita música e animação.
As acções de sensibilização do DMH têm grande importância para a SPH porque é urgente travar o aparecimento da hipertensão arterial. Uma parte considerável da população portuguesa é hipertensa, pelo que importa prevenir a doença com rastreios regulares, exercício físico e alimentação saudável com baixo teor de sal. As consequências da hipertensão podem não ser imediatas, até porque se trata de uma doença assintomática numa fase inicial, mas a longo prazo pode dar origem a problemas mais graves como o acidente vascular cerebral, enfarte agudo do miocárdio e doenças renais”, refere o presidente da SPH, Professor José Mesquita Bastos.



Programa

9h30 – Rastreio de Saúde (tensão arterial, glicémia capilar, índice de massa corporal, aconselhamento nutricional)

10h – Caminhada

11h – Show Cooking com o Chef Paulo Vieira e alunos do Programa Novas Oportunidades do Colégio Vieira de Castro

12h – Palestra

12h30 Almoço (restaurante de Aveiro têm à disposição prato/menu comemorativo do DMH)

14h – Rastreio de Saúde (tensão arterial, glicémia capilar, índice de massa corporal, aconselhamento nutricional)

14h30 – Palestra

15h – Aula de exercício físico com idosos

16h – Show Cooking com Chef Paulo Vieira

17h – Aula de zumba

17h30 – Encerramento das actividades do DMH



Actividades Dia Mundial da Hipertensão – Programa infantil no Centro Cultural e de Congressos, Aveiro

10h – Peça de teatro

11h – Palestra

11h20 – Actividade física / Actividades lúdicas (jogos tradicionais)

14h – Peça de teatro

15h – Palestra

11h20 – Actividade física / Actividades lúdicas (jogos tradicionais)

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind