Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Espuma resistente ao fogo mais barata
2016/04/02

Três das propriedades testadas por Nuno Gama na Universidade de Aveiro numa nova espuma foram o isolamento térmico, o isolamento acústico e a resistência ao fogo, para aplicação na construção civil.

«A grande novidade aqui é o uso do crude glicerol, precisamente, sem pré-tratamento, o que resultou na patenteação do processo. As aplicações já existem no mercado para o glicerol mas em estado puro e sujeito, portanto, a pré-tratamento com os custos que estão associados a este processo químico», segundo comunicado.

No caso da resistência ao fogo, os resultados foram apresentados num congresso na Índia, em março último, distinguido Nuno Gama como “Young Scientist Award”, melhor apresentação de um jovem cientista no congresso.

É uma nova espuma, criada a partir do crude glicerol que é um subproduto do biodiesel, a ser testada de várias formas «já provou um prometedor grau de isolamento térmico e acústico e boa resistência ao fogo».

A comunicação apresentada na Índia mostra como a adição de grafite expandida ao glicerol não purificado resulta numa espuma que retarda a expansão do fogo, ao contrário do que acontece da espuma de poliuretano atualmente usada no isolamento dos edifícios. A adição de grafite expandida cria uma película que dificulta a reação com o oxigénio e a transferência de calor, resultando em menos calor e menor quantidade de fumo libertada.

A espuma foi ainda testada quanto à resistência mecânica e dureza e ao comportamento no isolamento acústico e os resultados apresentados num encontro científico que decorreu na Suécia, em 2015, mostraram um comportamento igual ou melhor aos de materiais existentes no mercado. Neste caso, foram testadas espumas com concentrações variáveis do crude glicerol não purificado e de outro poliól resultante da liquefação de borras de café.

INFO
A espuma constituída por uma concentração superior de crude glicerol correspondeu a um maior coeficiente de absorção acústica a altas frequências e a outra, com maior concentração do poliól resultante da liquefação de borras de café, mostrou ser mais eficaz na absorção de baixas frequências.

Os ácidos gordos e ésteres metílicos que aparecem associados ao glicerol como subproduto do biodiesel e que são extraídos no pré-tratamento, são até favoráveis na homogeneização da estrutura, defende Nuno Gama que desenvolve a tese de doutoramento sob orientação de Artur Ferreira, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), e de Ana Margarida Barros, professora do Departamento de Química da UA. Os três são investigadores do CICECO.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind