Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Docente da UA finalista das Mulheres Inovadoras
2015/12/17

Susana Sargento, docente do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e investigadora do Instituto de Telecomunicações (IA) da Universidade de Aveiro (UA), é uma das nove finalistas do Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016 -EU Prize for Women Innovators 2016. Foi escolhido entre 64 candidatas e o júri é constituído por empreendedores, investidores e membros da academia.

O concurso é aberto a mulheres fundadoras ou co-fundadoras de empresas e de alguma forma relacionadas com os programas de financiamento da Comissão Europeia.

Em Março do próximo ano será conhecida a vencedora

As áreas de interesse de Susana Sargento estão relacionadas com as redes auto-organizadas, como as redes ad-hoc e de veículos, e as redes de distribuição de conteúdos.

A startup Veniam, criada em 2012 por Susana Sargento e João Barros, docentes das Universidades de Aveiro e Porto, que desenvolve tecnologia para redes veiculares faz de transportes públicos e carros pontos de acesso à Internet, aumentando a cobertura WI-FI nas cidades. Esteve envolvida em vários projetos FP7, como o Future Cities – no qual foi co-responsável por implementar a rede de veículos nos autocarros e camiões, assim como as estações fixas na cidade, que conta atualmente com mais de 600 veículos na cidade do Porto - projetos nacionais com instituições de investigação e com a indústria, e projetos do programa CMU|Portugal (DRIVE-IN e S2MovingCity).

Veniam «A startup Veniam foi criada em 2012 por João Barros e Susana Sargento, docentes das Universidades do Porto e de Aveiro, respetivamente. Roy Russell e Robin Chase, fundadora e ex-CEO da Zipcar, a maior empresa de car-sharing do mundo, são também co-fundadores da empresa. Desde agosto de 2014, a Veniam tem sede em Mountain View, Califórnia, e laboratórios de desenvolvimento em Aveiro (IEUA) e no Porto (UPTEC).
Criada em Portugal, a Veniam recebeu no início de 2015 um investimento de 4,9 milhões de dólares (cerca de 3,9 milhões de euros) de um consórcio liderado pela empresa americana de capital de risco, True Ventures, com a participação da Union Square Ventures, Cane Investments e investidores privados, para acelerar o processo de implantação de redes veiculares em várias cidades dos Estados Unidos. Em 2014, esta startup de base tecnológica criou, no Porto, a maior rede veicular do mundo, com a ligação entre mais de 400 autocarros da cidade, permitindo o acesso à rede WiFi a cerca de 60 mil pessoas por mês.

A Veniam tem neste momento 36 trabalhadores, e tem escritórios em Silicon Valley, Singapura e Portugal. Susana Sargento teve as responsabilidades de VP de engenharia e de diretora de Corporate Research».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind