Sábado, 27 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Bióloga da UA conquista prémio europeu
2014/05/23

Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro, conquistou o Alfred Toepfer Natural Heritage Scholarships, um prémio europeu atribuído pela Federação Europarc em cooperação com a Fundação Alfred Toepfer, atribuído a «jovens conservacionistas com provas dadas na área da conservação da natureza, em particular nas áreas protegidas da Europa».

O prémio financia trabalhos de investigação em áreas protegidas europeias, em países que não o de residência do candidato. Neste caso, Milene Matos irá trabalhar em Espanha, no Parque Regional del Sureste, num tema que concilia a conservação com a ética, no contexto particular do controlo de espécies exóticas invasoras.

Este financiamento destina-se a reforçar a cooperação internacional, promovendo o avanço da investigação de qualidade, a inovação e a dimensão europeia da gestão de áreas protegidas. O prémio será entregue a 1 de outubro, em Killarney (Irlanda) durante a conferência anual Europarc.

É a primeira vez que este prémio é atribuído a um conservacionista português pela Europarc, uma das mais importantes instituições europeias no que toca à gestão e conservação da natureza e que representa 365 membros entre departamentos governamentais, ONGs e áreas protegidas de toda a Europa».

«Receber este prémio significa o reconhecimento pelo duro trabalho na área da conservação e um voto de esperança», disse Milene Matos. A investigadora tem trabalhado em diversas áreas protegidas portuguesas, com especial incidência na Mata do Bussaco e região Centro do País, onde a conservação da biodiversidade foi o principal enfoque do seu doutoramento. É um prémio, afirma, para «o trabalho de todos os portugueses que diariamente lutam por um mundo melhor, uma árvore de cada vez e mostra que podemos ousar sonhar e conquistar, que temos qualidade».

Conta também com um «vasto currículo na área da comunicação de ciência e educação ambiental, tendo já apresentado trabalhos em mais de 50 encontros científicos nacionais e internacionais e tendo já publicado diversos livros e artigos de divulgação de ciência».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind