Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Ribau altera projectos de Élio
2014/01/24

O Parque da Sustentabilidade (PdS) é o tema que o comunicado do gabinete do presidente Ribau Esteves destaca no comunicado da reunião privada da Câmara de Aveiro desta semana, que a maioria quer alterar e mudar o nome, apontando para mudanças no projecto que o anterior chefe do Executivo, Élio Maia, dedicou mais atenção.

Terminada a intervenção no PdS, a Câmara tratará de mudar o nome e a imagem do Parque «com campanhas de mobilização dos Cidadãos para a sua fruição com a devida intensidade e sustentabilidade».

Se pudesse Ribau Esteves anulava o projecto da ponte metálica que atravessará a Av. Artur Ravara mas teria uma despesas de 198.069,95 euros.

Sem dar mais explicações, o comunicado refere que há uma «perspetiva negativa sobre o projeto e a futura existência desta Ponte». Mas fará alterações para permitir a «devida acessibilidade automóvel e pedonal ao Conservatório, assim como a existência de um pequeno parque de estacionamento para doze viaturas na área adjacente à entrada principal do Conservatório».

Demolição Ribau Esteves decidiu demolir os Armazéns Gerais, que se encontra no corredor do PdS e tratar a linha de água assim como outro problema é a cobertura de amianto.

Nesta zona será criado um «novo ponto de entrada no Parque que servirá diferentes públicos, nomeadamente estudantes e professores da Universidade de Aveiro, bem como estudantes e professores da EB2,3 João Afonso, aumentando deste modo a capacidade atrativa do Parque.
Esta área servirá igualmente como bolsa de estacionamento para a população em geral que pretenda visitar o Parque».

O comunicado aponta para a necessidade da «esolução do passivo ambiental resultante da ligação dos esgotos do canil à rede de águas pluviais, atualmente com descarga na linha de água;»

Pretende ainda desviar «todas as ligações clandestinas existentes, que originam descargas poluentes, tanto de esgotos domésticos como de águas saponárias de lavagens, óleos, resíduos de construções e de pinturas e envernizamentos. A linha de água que começa em S. Bernardo, e acaba na ria, no canal dos Santos Mártires, tem variadíssimos e diferentes problemas no seu curso, daí resultando a contaminação do lençol freático».


Câmara consegue anular apoio a empresa A Câmara conseguiu anular uma isenção de IMI por 5 anos no valor global de 11.625,84 € euros à empresa INDASA. A empresa retirou o pedido de benefícios fiscais e o executivo anulou a deliberação da Câmara anterior.

«A Câmara tem de ser gerida com a devida sustentabilidade e equilíbrio das suas finanças, tendo sido definida uma filosofia de, por princípio e salvo exceções de características muito especiais, não dar incentivos para investimentos de natureza empresarial (industrial ou comercial), valorizando as vantagens competitivas do Município de Aveiro a vários níveis», refere o comununicado.

Rotunda do Botafogo - obra foi simulação, diz a Câmara A actual maioria PSD/CDS/PPM diz no comunicado que as intervenções do anterior mandato para a construção de uma rotunda na zona do Botafogo «apenas simulam uma obra que de facto não existia». Agora, a Câmara está a executar o projeto, «que tem uma estimativa orçamental de aproximadamente 135.000 euros, a aprofundar a validação dessa opção técnica, estando também a verificar quais as melhores medidas de gestão de tráfego a implementar a breve prazo, assim como a possibilidade de financiar esta obra (em princípio a construção da rotunda) para que a sua execução ocorra com a maior brevidade possível».

Aterro recebe armazéns gerais, canil, o horto e ecocentro A Câmara decidiu ainda instalar o novo Canil, o Horto e o Ecocentro, além dos Armazéns Gerais nas instalações do antigo Aterro Sanitário. Será necessário um «investimento de remoção de lixo e limpeza geral pela ERSUC, assim como um investimento faseado de qualificação e adaptação».

Na educação a Câmara de Aveiro decidiu tratar das «questões urgentes e de menor dimensão (física e financeira) no que respeita à manutenção dos edifícios escolares. Foram ainda aprovados os Contratos de Delegação de Competências em matéria de Educação a celebrar com as Freguesias de Aradas, Cacia, Oliveirinha, Santa Joana, São Bernardo, São Jacinto e União de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind