Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA apoia criação de Faculdade em Timor
2014/01/17

O Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Manuel António Assunção, e o Reitor da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), Aurélio Guterres, assinaram um contrato programa de cooperação que tem como objetivo principal a criação de uma Faculdade de Ciências Exatas naquela universidade. O protocolo vigorará até 2016, os trabalhos de instalação da Faculdade «começam já» e o primeiro curso – em matemática, física e química - tem início em janeiro de 2015.

“No primeiro ano serão mais os docentes da UA a lecionar. À medida que os professores timorenses se forem formando haverá uma menor contribuição dos docentes da UA e maior dos timorenses. É esse o caminho da autonomia”, explicou Manuel António Assunção.

A UA é responsável pela identificação das infraestruturas e dos equipamentos necessários à criação desta faculdade, pela elaboração do currículo desse curso inaugural em parceria com professores timorenses, pela lecionação de parte das unidades curriculares nos primeiros anos, em particular nos primeiros dois anos, e pela formação de um corpo docente da Faculdade.

Segundo Manuel António Assunção, “nenhuma universidade fica completa sem uma formação sólida em matemática, física e química”, sendo que o primeiro passo da criação da faculdade de ciências exatas é a criação de um curso “que proporcione competências multidisciplinares nestas três valências e cuja formação permita, depois, exercer uma profissão ou seguir outros caminhos académicos nas mais diversas áreas científicas e tecnológicas”, explicou.

Docentes da UA vão também elaborar os programas e dossiês científicos e pedagógicos das unidades curriculares, identificar as instalações necessárias (salas de aulas e laboratórios), lecionar na UNTL em conjunto com professores timorenses, ao mesmo tempo que lhes proporcionam uma atualização de conhecimentos.

Para o reitor da UNTL, Aurélio Guterres, este “protocolo é o culminar de vários encontros e ideias discutidas durante vários meses com a UA, que tinham como objetivo o apoio na instalação da faculdade de ciências exatas da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e”. “A assinatura deste documento vai dar início à implementação das atividades e permite começar já a trabalhar com a equipa da UA neste processo”, acrescentou.

Aurélio Guterres considera de extrema importância a criação desta faculdade e deste primeiro curso de banda larga em matemática, física e química, uma formação que não existia até agora naquele país; “É um curso muito importante para completar as lacunas que ainda existem no contexto da formação de recursos humanos em Timor Leste”, frisou.
A apresentação oficial da faculdade e do curso vai coincidir com a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que decorre em este ano em Timor Leste, em que o reitor da UA também vai participar.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind