Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
24 jovens aveirenses CEO de empresa virtual
2013/10/26

24 jovens aveirenses – 16 do IPSB Colégio Frei Gil, de Oliveira do Bairro, e oito do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho – vão mostrar o talento para a gestão e a liderança, assumindo, durante três meses, a partir de 1 de novembro, o cargo de CEO de uma empresa fabricante de brinquedos virtual.

O desafio é colocado pelo Junior Business Challenge, um projeto promovido pelo IPAM - The Marketing School que procura, entre aquela que será a futura geração de profissionais, talentos promissores e capazes de enfrentar a complexa realidade do mundo dos negócios.

As instituições de ensino vão representar o distrito de Aveiro com um total de seis equipas devidamente auxiliadas por docentes da instituição, e enfrentar a concorrência de mais de 500 alunos do ensino secundário e profissional de diferentes regiões do país. A liderança do mercado dos brinquedos será disputada, em ambiente virtual, por mais de 125 empresas (compostas por quatro elementos), envolvendo a consultoria de mais de 40 de docentes que assumem a função de tutores.

Estão representados no Junior Business Challenge 30 instituições de ensino de nove distritos do país e da Região Autónoma dos Açores de que são exemplo, além do Colégio Frei Gil e do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, o Colégio D. Dinis e o Colégio Luso-Francês (Porto), a Escola Secundária do Pombal (Leiria), o Colégio Valsassina (Lisboa) e a Escola Profissional de Salvaterra de Magos (Santarém).

Superar desafios do mercado real Todas as equipas partem em igualdade de circunstâncias e com um objetivo comum: fazer da organização que lideram a mais rentável do mercado em que está inserida. Gestão, Marketing, Produção, Logística e Finanças são apenas algumas das disciplinas integradas no dia a dia de cada empresa e que os jovens gestores vão ter de saber utilizar em seu proveito para superar os desafios do mercado real impostos pelo simulador virtual.

O Junior Business Challenge tem o intuito de reforçar a aprendizagem dos conteúdos programáticos por parte dos alunos da área de Ciências Económicas, no ensino secundário e profissional. A assimilação de conceitos através de situações reais de mercado é a imagem de marca do desafio que, simultaneamente, pretende encurtar a distância para o Ensino Superior, elevar a apetência pela gestão de empresas e a consciência para a complexidade das operações no competitivo ambiente empresarial.

O desafio – que conta ainda com a CESIM enquanto parceiro tecnológico – é composto por três eliminatórias cujo grau de dificuldade aumenta a cada etapa. A primeira decorre nos meses de novembro e dezembro, a segunda em janeiro. A final nacional e a entrega de prémios têm lugar em fevereiro e março, respetivamente.

Fórum Estudante, Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) e Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação (CENFIPE), entidade que tem a seu cargo a acreditação da formação realizada aos professores que vão dar apoio aos participantes, são as entidades que apoiam o Junior Business Challenge. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada em www.ipam.pt até amanhã, sexta-feira, 25 de Outubro de 2013.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind