Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
- Discurso de Ribau Esteves na íntegra
2013/10/23

Exmas Senhoras / Exmos Senhores:
A Tuna Universitária de Aveiro, num dos mais belos poemas que toca e canta de forma única, partilha uma mensagem desafiante:
“Se eu fosse um barco de Aveiro, Quem me dera navegar. E como um moliceiro pela Ria até ao Mar; Quem me dera ser um barco, quem me dera navegar…”. Este poema de refrão serve de convite ao embarque para uma viagem muito especial que ganhámos direito de fazer com a oportunidade dada pela democracia que conquistámos há quase quarenta anos.

A Eleição Autárquica do passado dia 29 de setembro de 2013 assumiu uma decisão muito clara dos Cidadãos do Município de Aveiro: entregar a liderança da gestão da Câmara e da Assembleia Municipal para o mandato 2013/2017 à coligação Aliança Com Aveiro que me honro de liderar. Esta opção livre e democrática, marca bem a aposta positiva no futuro, a determinação em vencer dificuldades, a segurança em usar a democracia para construir um futuro melhor.

Foi uma Eleição muito intensa, com alguns aspetos menos nobres, dado que nem todos os que marcaram presença na disputa tiveram sempre uma postura democrática séria, elegante e responsável. É muito importante que possamos fazer melhor na próxima oportunidade que a democracia nos vai dar, saudando no entanto todos os Colegas de condição.

É por esse fator capital que a minha primeira e principal saudação se dirige às Cidadãs e aos Cidadãos do Município de Aveiro, agradecendo a forma elevada como viveram o ato eleitoral, a forma clara como decidiram o caminho a percorrer, e a confiança que nos entregaram e que recebemos com gosto e com compromisso de honra para concretizar o projeto apresentado e sufragado.

A todos os Colegas Autarcas eleitos e empossados para a Assembleia Municipal e para as dez Juntas e Assembleias de Freguesia de Aveiro, quero desejar um excelente mandato, subordinado aos objetivos do bom serviço público, visando elevar a qualidade de vida de todos quantos residem, trabalham ou passam algum tempo de lazer e de cultura no Município de Aveiro.

Aos Colegas com quem vou partilhar a governação da Câmara Municipal de Aveiro – Jorge Campino, Raquel Castro Madureira, Jorge Ratola e Miguel Capão Filipe – reitero publicamente toda a confiança e certeza num trabalho de elevada qualidade, desejando que se realizem e que sejam felizes nessa importante missão e na Nossa Equipa de Trabalho.

Aos Vereadores do Partido Socialista e do Movimento Independente “Juntos Por Aveiro” manifesto toda a respeitabilidade institucional, lembrando a grande importância do seu trabalho de oposição democrática, que espero seja interessante e construtivo.

Apresentámos um Presidente, uma Equipa e um Projeto para fazer muito mais e muito melhor pelo Município de Aveiro. Assim vai ser, na certeza de que a tarefa que agora temos em mãos tem tanto de difícil e de complexa, como de bela e desafiante. Viemos para fazer bem e quem vem por bem é sempre bem vindo numa terra portuguesa.

A Aliança Com Aveiro é uma coligação formal entre o Partido Social Democrata, o Partido Popular e do Partido Popular Monárquico, que recebeu o apoio e a adesão de muita gente e que assume agora na governação do Município a condição de Aliança com Todos quantos venham por bem e tenham Aveiro como terra sua, Cidadãos e Forças Vivas de natureza Pública e Privada.

As cinco áreas prioritárias de ação estão bem definidas: Reestruturação Organizacional e Financeira da Câmara Municipal de Aveiro; Qualificação Urbana e Ambiental do Município; Reforma da Intervenção na Educação e na Ação Social, com Ações de Parceria; Liderança da Região de Aveiro e Participação Intensa em Projetos Intermunicipais; Cooperação Ativa para o Desenvolvimento Económico e o Emprego. O programa que vamos executar é público e ambicioso, pelo que espero a atenção e a solidariedade ativa de todos.

Temos consciência da enorme dificuldade da tarefa da gestão municipal, da situação muito desequilibrada e destemperada a vários níveis da Câmara Municipal de Aveiro, e vamos dar prioridade absoluta nos primeiros meses, ao conhecimento de todos os pormenores dessa realidade, partilhando os seus aspetos essenciais com os Cidadãos, para que todos conheçam o estado do Município que é nosso e é de todos. Quero deixar absolutamente claro neste momento solene, que recebemos hoje como responsáveis pela gestão da Câmara Municipal de Aveiro, a herança que os Aveirenses nos confiaram, com o que tem de bom e o que tem de mau, determinados em valorizar o que é bom e qualificar para bom o que é mau, com espírito de missão e forte determinação para lutar e ganhar um futuro melhor.

Aos meus antecessores no exercício desta função, Dr. Girão Pereira, Prof. Celso Santos, Dr. Alberto Souto e Dr. Élio Maia, quero deixar uma palavra de saudação e de respeito pelo seu esforço e pelo seu trabalho, que cuidaremos de dar seguimento valorizando-o muito.

A hora é de mobilização de todas as forças e energias disponíveis para as múltiplas tarefas que temos para cumprir. Vamos cuidar do planeamento e do desenvolvimento integrado do Município, com uma verdadeira estratégia de eficiência coletiva e com uma luta intensa com os bons instrumentos de realização, lutando sempre contra a corrupção, a ilegalidade, a irresponsabilidade e o laxismo. Vamos usar os testemunhos do trabalho que gera ações e obras, para fazermos a mobilização geral das forças e das energias. Vamos usar a palavra para criar laços e assumir compromissos.

Uma palavra para os Funcionários da Câmara e das Entidades do Universo Municipal, para lhes dar um voto de confiança e fazer uma chamada de mobilização geral para o trabalho intenso, colocando rapidamente a Câmara Municipal de Aveiro a funcionar com eficiência e rentabilização de todos os seus recursos.

Uma palavra aos Cidadãos do Município de Ílhavo, de enorme gratidão por tudo o que me ajudaram a fazer e a crescer como Homem, como Político e Gestor, durante 16 anos, e pelo testemunho do trabalho que realizei com a minha Equipa e que sempre foi partilhado com todos, em especial com os vizinhos e amigos dos Municípios de Vagos e de Aveiro. Continuaremos a caminhar juntos na nossa Querida Região de Aveiro. Uma palavra aos Emigrantes de Aveiro, aos que partilham a nossa cultura pelos quatro cantos do Mundo, que com o seu trabalho nas terras que os acolhem honram e valorizam Aveiro, pelo que assumimos o compromisso de gerir o Município pelas pessoas e não pelos pedaços de terra, cuidando da presença de Aveiro onde quer que haja um Aveirense.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind