Terça-feira, 25 de Setembro de 2018  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
PSD e CDS divididos, e PS tenta voltar ao poder
2013/09/27

Termina à meia-noite a campanha eleitoral depois de duas semanas de apelo ao voto nas autárquicas de domingo. A campanha para a Câmara de Aveiro acabou por ganhar algum interesse com a entrada na corrida de Élio Maia, o atual presidente na Câmara. Era inesperado, mas acabou por avançar. Num momento, chegou a ser admitido que Élio Maia se ficaria por dois mandatos e deixaria o caminho livre a Ribau Esteves, que não podendo concorrer ao quarto mandato em Ílhavo, decidiu avançar com uma candidatura a Aveiro.

As estruturas partidárias do PSD e CDS, em coligação, optaram por Ribau Esteves, depois das duas eleições autárquicas que conseguiram vencer com o candidato Élio Maia.

Avançando com uma candidatura, Élio Maia surpreendeu Ribau Esteves, deixando o caminho menos livre para a sua candidatura da coligação PSD/CDS(PPM. Élio Maia formou uma lista de independentes, dividindo os dois partidos e o eleitorado do PSD e CDS.

Nas sondagens é Ribau Esteves o vencedor mas subsiste a ideia que não conseguindo a maioria, a sua tarefa será complicada com as oposições do PS e dos independentes no Executivo. Mas está tudo em aberto, como as possibilidades de vitória de Élio Maia ou do socialista Eduardo Feio, que pode beneficiar da divisão no PSD e CDS.

Élio Maia tem a imagem de duas presidências com muita energia despendida na redução da dívida e pouca obra. Mas tudo mudou , agora que se vê empreitadas em curso, durante as últimas semanas antes do final do mandato.

Ribau Esteves pode ou não ser atingido pela tendência dos eleitores castigarem, devido à austeridade, os dois partidos do governo, PSD e CDS, nestas autárquicas. Acontecendo isso, será de adicionar os votos perdidos de eleitores divididos do PSD e CDS. Normalmente votariam no candidatos que os seus partidos apoiariam, mas nestas eleições , os eleitores do PSD e do CDS têm dois candidatos para escolherem.
O PCP e o Bloco de Esquerda correm pela eleição de um vereador e conseguindo chegar ao Executivo, serão mais oposições a um poder que poderá que ter de ser dividido.

Ribau Esteves e Élio Maia passaram grande parte da campanha em disputa permanente enquanto à margem de tudo isto se manteve o candidato do PS. Por isso, Eduardo Feio teve mais espaço para apresentar as suas propostas e tem mantido otimismo no regresso do PS ao poder na Câmara de Aveiro.

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind