Quarta-feira, 26 de Junho de 2019  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Mundo do mirtilo junta-se 3 dias em Sever
2013/06/28

A VI Feira do Mirtilo de Sever do Vouga abriu esta quinta-feira no Parque Urbano da Vila com 100 stands, apresentando-se o fruto na sua forma natural, gastronomia e licores.

Até domingo, serão 50 mil visitantes como esperam a Câmara e a AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga que apresenta o evento como uma referência nacional na promoção deste pequeno fruto e principal atividade de promoção turística de Sever do Vouga.

Entre as novidades na edição de 2013 destaca-se a possibilidade dos visitantes colherem mirtilos num pomar. Também é novidade o concurso do melhor pomar de mirtilo e um concurso gastronómico destinado aos expositores.

Do programa faz parte o Congresso Nacional do Mirtilo, este sábado e domingo para estabelecimento de contactos entre produtores, comercializadores, fornecedores, máquinas agrícolas, certificação, visitas técnicas e conhecimento sobre a instalação, condução e manutenção de um pomar.

A lista de receitas com mirtilo é longa, entre outras, bola de berlim, pastel de nata, o gelado, chocolates, crepes cocktails e champanhada de mirtilo, sopa, o pão e a broa. Também há visitas a plantações, workshops de culinária com acompanhamento de nutricionistas, animação para crianças, passeio no “Vouguinha” e animação musical. Há ainda a oportunidade de degustar

Congresso
Sete especialistas estrangeiros participam no I Congresso Nacional do Mirtilo: David Bryla (Estados Unidos), Andrés Armstrong (Chile), Juan Carlos García Rubio e Juan Carlos Miranda (Espanha), Piet Meerkerk (Holanda), Andrea Pergher (Itália) e Giz Gaskin (Reino Unido).

Também participam Pedro Brás de Oliveira (INIAV), Sérgio Martins e Rui Filipe Vieira (DRAPC), Luísa Hipólito e Maria Manuel Mesquita (DRAPN), Sofia Freitas, Clara Vasconcelos e João Magalhães (AGIM), Liliana Perestrelo (Naturalfa), José Martino (Espaço Visual), Bernardo Horgan (Beirabaga), Nuno Anjo (Randstad), Lídia Agrela e Humberto Teixeira (Hubel), Sofia Rosendo (Sudoberry), Daniela Teixeira (IPV), Secundino Cunha (Correio da Manhã), Adelina Freitas (Fresh Factor) e Arnoldo Heeren (Driscoll’s).

INFO «O mirtilo é um fruto silvestre com um sabor distinto, vastamente conhecido pelas suas propriedades medicinais. É um poderoso antioxidante e é conhecido por muitos como "o fruto da juventude" habitualmente usado no tratamento de algumas infeções. Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, entre outros elementos. Também no mundo da culinária, assume-se como um fruto extremamente versátil capaz de compor qualquer tipo de prato. No concelho de Sever do Vouga, encontram-se as condições edafoclimáticas ideais para a produção deste pequeno fruto».

No final deste ano, as plantações de mirtilos em Portugal irão atingir os mil hectares. Segundo várias previsões, o crescente aumento do número de plantações que atualmente se verifica levará a que a produção deste pequeno fruto venha a atingir as quatro mil toneladas anuais em 2018, a maioria destinadas à exportação para países da União Europeia.

O mirtilo surgiu em Portugal há cerca de 20 anos, na região de Sever do Vouga. Atualmente é neste concelho que se registam as maiores áreas de cultivo de mirtilo. Contudo, a produção deste fruto tem vindo a ganhar adeptos de norte a sul do país devido à sua rentabilidade, a uma maior disponibilidade de mão-de-obra e à entrada de jovens agricultores.

De facto, e segundo dados do Ministério da Agricultura, o setor da produção e comercialização do mirtilo já é responsável por mais de 36 milhões de euros de exportações e, segundo algumas previsões, poderá ultrapassar a barreira dos 50 milhões de euros dentro de cinco anos, podendo chegando aos 215 milhões de euros em 2023.»

Enviar por email  Imprimir
50 milhões de euros
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind