Sábado, 20 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Mundo do mirtilo junta-se 3 dias em Sever
2013/06/28

A VI Feira do Mirtilo de Sever do Vouga abriu esta quinta-feira no Parque Urbano da Vila com 100 stands, apresentando-se o fruto na sua forma natural, gastronomia e licores.

Até domingo, serão 50 mil visitantes como esperam a Câmara e a AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga que apresenta o evento como uma referência nacional na promoção deste pequeno fruto e principal atividade de promoção turística de Sever do Vouga.

Entre as novidades na edição de 2013 destaca-se a possibilidade dos visitantes colherem mirtilos num pomar. Também é novidade o concurso do melhor pomar de mirtilo e um concurso gastronómico destinado aos expositores.

Do programa faz parte o Congresso Nacional do Mirtilo, este sábado e domingo para estabelecimento de contactos entre produtores, comercializadores, fornecedores, máquinas agrícolas, certificação, visitas técnicas e conhecimento sobre a instalação, condução e manutenção de um pomar.

A lista de receitas com mirtilo é longa, entre outras, bola de berlim, pastel de nata, o gelado, chocolates, crepes cocktails e champanhada de mirtilo, sopa, o pão e a broa. Também há visitas a plantações, workshops de culinária com acompanhamento de nutricionistas, animação para crianças, passeio no “Vouguinha” e animação musical. Há ainda a oportunidade de degustar

Congresso
Sete especialistas estrangeiros participam no I Congresso Nacional do Mirtilo: David Bryla (Estados Unidos), Andrés Armstrong (Chile), Juan Carlos García Rubio e Juan Carlos Miranda (Espanha), Piet Meerkerk (Holanda), Andrea Pergher (Itália) e Giz Gaskin (Reino Unido).

Também participam Pedro Brás de Oliveira (INIAV), Sérgio Martins e Rui Filipe Vieira (DRAPC), Luísa Hipólito e Maria Manuel Mesquita (DRAPN), Sofia Freitas, Clara Vasconcelos e João Magalhães (AGIM), Liliana Perestrelo (Naturalfa), José Martino (Espaço Visual), Bernardo Horgan (Beirabaga), Nuno Anjo (Randstad), Lídia Agrela e Humberto Teixeira (Hubel), Sofia Rosendo (Sudoberry), Daniela Teixeira (IPV), Secundino Cunha (Correio da Manhã), Adelina Freitas (Fresh Factor) e Arnoldo Heeren (Driscoll’s).

INFO «O mirtilo é um fruto silvestre com um sabor distinto, vastamente conhecido pelas suas propriedades medicinais. É um poderoso antioxidante e é conhecido por muitos como "o fruto da juventude" habitualmente usado no tratamento de algumas infeções. Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, entre outros elementos. Também no mundo da culinária, assume-se como um fruto extremamente versátil capaz de compor qualquer tipo de prato. No concelho de Sever do Vouga, encontram-se as condições edafoclimáticas ideais para a produção deste pequeno fruto».

No final deste ano, as plantações de mirtilos em Portugal irão atingir os mil hectares. Segundo várias previsões, o crescente aumento do número de plantações que atualmente se verifica levará a que a produção deste pequeno fruto venha a atingir as quatro mil toneladas anuais em 2018, a maioria destinadas à exportação para países da União Europeia.

O mirtilo surgiu em Portugal há cerca de 20 anos, na região de Sever do Vouga. Atualmente é neste concelho que se registam as maiores áreas de cultivo de mirtilo. Contudo, a produção deste fruto tem vindo a ganhar adeptos de norte a sul do país devido à sua rentabilidade, a uma maior disponibilidade de mão-de-obra e à entrada de jovens agricultores.

De facto, e segundo dados do Ministério da Agricultura, o setor da produção e comercialização do mirtilo já é responsável por mais de 36 milhões de euros de exportações e, segundo algumas previsões, poderá ultrapassar a barreira dos 50 milhões de euros dentro de cinco anos, podendo chegando aos 215 milhões de euros em 2023.»

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind