Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Feio abre discussão sobre próximos fundos europeus
2013/05/07

A candidatura de Eduardo Feio à Câmara de Aveiro nas próximas autárquicas anunciou esta segunda-feira à noite a abertura de uma discussão sobre a Estratégia Europa 2020, suportada no próximo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020, e a criação do Gabinete Aveiro 2020, «no quadro da candidatura, para promover o debate e o envolvimento de todos os aveirenses nesta questão».

Segundo comunicado, a candidatura do PS apresentou esta segunda-feira uma proposta «para que a Câmara Municipal de Aveiro delibere a criação de uma Comissão de Acompanhamento Aveiro 2020 participada pelos cidadãos, as empresas e as instituições de Aveiro, nomeadamente os diversos partido políticos de Aveiro».

Segundo os socialistas, «o novo Quadro Estratégico Comum 2020 tem que ser uma oportunidade para Aveiro ser um município melhor, com mais emprego, com mais qualidade de vida e tem que contribuir para a afirmação do Município na Região Centro e no espaço europeu».

Sobre este debate na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Eduardo Feio quer defender «as potencialidades e os interesses de Aveiro no âmbito da contratualização do Quadro Estratégico Comum 2020 a ocorrer na CIRA, na Região ou em iniciativas comunitárias», diz a candidatura em comunicado.

Mas Eduardo Feio pretende que o município não se confunda com os interesses da CIRA «A posição da CIRA e a posição da Região Centro tem que ter em conta o contributo das propostas de Aveiro. A nossa posição não se pode confundir com a da CIRA ou da Região Centro e tem que ser construída com todos os Aveirenses», diz em comunicado.

Neste sentido questiona: «Como é que está a Câmara Municipal de Aveiro a participar neste processo? Onde é que está a participação pública dos Aveirenses neste processo? Esta maioria PSD/PP demonstrou nos últimos anos uma incapacidade gritante de envolver todos no futuro de Aveiro. Projectos como o Parque da Sustentabilidade, a construção da Ponte sobre o Canal Central, as concessões da Movevaveiro, etc, são bem o exemplo desta realidade».

Segundo a candidatura de Eduardo Feio, na programação do novo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 «está previsto um papel reforçado para as cidades na promoção do desenvolvimento sustentável da União Europeia e em que é defendido que a execução da Estratégia Europa 2020 exige uma parceria activa entre cidadãos, empresas e instituições sociais, bem como o envolvimento dos diferentes níveis de governação, nomeadamente as autarquias locais».

Valoriza ainda que «uma cidade como Aveiro não pode deixar de aproveitar o «reforço da dimensão urbana no quadro da Estratégia Europa 2020 e da Política de Coesão».

Valoriza também a «eventual participação de Aveiro na Plataforma de Desenvolvimento Urbano constituída por cidades a seleccionar em cada um dos Estados Membros com o objectivo de promover o diálogo sobre desenvolvimento urbano, estimular acções integradas e inovadoras de desenvolvimento sustentável, em meio urbano, e explorar os resultados obtidos”, devem estar presentes na posição de Aveiro. Qual é a posição da Câmara Municipal Aveiro sobre a participação nesta Plataforma?», questiona.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind